Ruhrgebiet — cultura do conjunto

Ana Rosa de Lima
May 1, 2017 · 3 min read
By T.M.L.-KuTV — Own work, Public Domain, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=7195941

No segundo semestre de 2012 vim pra Universität Duisburg-Essen pelo programa Ciências sem Fronteiras, onde fiz disciplinas, a parte teórica do meu trabalho de conclusão de curso e onde tive o apoio para a realização de um estágio. Tive um período bem proveitoso e fui muito bem recebida (tanto que quis voltar), vamos então tentar entender esse lugar um pouquinho melhor.

By Hans-Jürgen Wiese — Own work, CC BY 2.5, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=1581934

Foi na região conhecida como Ruhrgebiet (ou Ruhrpott, para íntimos) que a revolução industrial da Alemanha nasceu, onde estavam as minerações de carvão e a indústria siderúrgica que atraíram várias pessoas dos mais diversos países — e onde poderíamos encontrar vários desempregados quando o produto alemão se tornou caro demais para concorrência internacional. A crise ambiental da época do “ouro negro” na Alemanha foi ilustrada pela indústria cultural, como no filme smog, que mostra bem que a Alemanha teve muito o que reconstruir nas últimas gerações, inclusive sua perspectiva em relação ao meio ambiente.

By kaʁstn Disk/Cat — Own work, CC BY-SA 3.0 de, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=11672874

O que mais me atrai nessa região é a efervescência de oportunidades que a constroem.

As oportunidades que foram vistas em como foi encarada a grande problemática ambiental e hoje em dia a região pode nos dar lições do que (não) deve ser feito para construir um processo de industrialização sustentável, o que é ilustrado em como a indústria abandonada construiu espaços como a rota “Industriekultur” com seus parques, museus e vistas maravilhosas.

As oportunidades que estão sendo vistas ao aproveitarem a diversidade cultural proporcionada pela grande presença de migrantes, no respeito a essas diferentes culturas e na busca constante de receber ainda melhor essa população global, incluindo refugiados nessa equação.

Fonte: autor.

E e as oportunidades que poderão ser vistas como resultado de encontramos aqui as pulsantes possibilidades do centro da Europa e o seu grande potencial como a região metropolitana mais populosa da Alemanha. Se trata de um ambiente aberto e convidativo para novas iniciativas, com incubadoras para startups não só tradicionais, mas também na área do empreendedorismo social.

A Universität Duisburg-Essen, com seu slogan “open-minded” é uma das Universidades que fazem parte da Aliança das Universidades do Vale do Ruhr. A UDE tem aproximadamente 42.000 estudantes de mais de 130 países e o objetivo de ser um ambiente de grande diversidade e repleto de oportunidades para jovens dos mais diversos backgrounds. Acredito que ela está no lugar certo para atingir esse objetivo.

Fonte: autor.

Apenã

O Apenã ("amanhã" no idioma Jê) é um projeto que propõe…

Ana Rosa de Lima

Written by

Pensando no amanhã com o Apenã, pedalando pelas cidades.

Apenã

Apenã

O Apenã ("amanhã" no idioma Jê) é um projeto que propõe pensarmos o Amanhã Diverso, Socialmente Justo e Ambientalmente Regenerativo que precisamos construir.

Ana Rosa de Lima

Written by

Pensando no amanhã com o Apenã, pedalando pelas cidades.

Apenã

Apenã

O Apenã ("amanhã" no idioma Jê) é um projeto que propõe pensarmos o Amanhã Diverso, Socialmente Justo e Ambientalmente Regenerativo que precisamos construir.

Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store