Harry Potter e a Pedra Filosofal: 5 motivos para você começar a ler o livro agora!

Layon Silva
Layon Silva
Published in
6 min readSep 20, 2020

Se você não for de outro planeta, com certeza já assistiu Harry Potter e a Pedra Filosofal.

Se não assistiu( o que eu acho difícil), pelo menos já ouviu falar da história do jovem bruxo mais conhecido da ficção.

Eu assistir o filme pela primeira vez aos 8 anos de idade, no velho e nostálgico VHS.

Somente 21 anos depois eu resolvi encarar a história no seu formato original.

Era uma livro que eu sempre colocava na fila para ler, mas nunca lia.

Enfim, acabei lendo. E devo dizer uma coisa pra você.

Que livro, hein!

Nunca tinha lido um livro tão bem descrito na vida. Não é atoa que J.K Rowling é a autora mais bem sucedidas da história.

Não existe autor de romance que não tenha lucrado com os royalties de alguma obra mais do que ela.

Bom, é bem possível que você ainda não tenha lido o livro e esteja criando coragem para começar a ler assim como eu, ou talvez você não tenha nenhuma vontade de ler, mas acho que isso não seria o caso, se não você não estaria lendo esse post, não é mesmo?

Independente dos seus motivo, fique tranquilo que logo mais irei te mostrar 5 motivos para você começar ler Harry Potter e a Pedra filosofal.

1- É um ótimo começo para você criar o habito de ler.

O livro do Harry Potter e a Pedra Filosofal pode ser mais do que o primeiro livro de uma série de ficção fantástica.

Esse livro pode ser o primeiro passo para você começar a ter o delicioso hábito de leitura.

Assim como a maioria dos Brasileiro, você talvez não tenha o hábito de ler muitos livros por ano (repare que eu disse talvez).

Se esse for o seu caso, fique tranquilo, você não está sozinho nessa.

Muitos Brasileiro nunca foi estimulado a ler na infância, e por causa disso temos a tendência de correr dos livros de ficção.

Segundo a Pesquisa do retrato da leitura do Brasil, do instituto pró-livros. Mostra que a média de leitura dos Brasileiro é de 4,96 livros por anos.

E isso é muito pouco. Muito pouco mesmo.

Eu mesmo só criei esse hábito de ler apenas com os meus 25 anos.

O tanto de habilidade e conhecimento que eu poderia ter aprendido mais cedo, caso já tivesse esse hábito foi uns dos piores erros que já fiz.

Mas talvez você pode pensar que não é uma boa ideia ler esse livro por ser um livro infantil, não é?

Talvez seria melhor começar a ler um livro mais adulto, e que Harry Potter não seja pra você.

Não se preocupe com isso.

2- Harry Potter é para todos os públicos.

Existe um lema entre escritores que diz: “se você tentar agradar todo mundo, não irá agradar ninguém”.

O que essa frase está tentando dizer é que quando estamos criando uma história, ou tentando vender algo, temos que pensar primeiramente para quem é esse produto.

Ou seja, temos que escolher o público alvo.

No caso de Harry Potter e a Pedra filosofal, o público era pra ser juvenil(crianças).

Principalmente crianças que acabaram de aprender a ler, e existe uma demanda muito grande para esse público.

Eu não sei você, mas não é fácil encontrar livros infantil que irá agrada todos os público.

Sei que parece meio contraditório sendo que tanto o protagonista e os personagens secundário serem crianças.

Mas não se engane, esse livro é mais incrível do que muitas literatura adultas por aí.

A escritora J. K. Rowling conseguiu construí uma história com conflitos universais que qualquer adulto possa se identificar.

Eu mesmo sou a prova viva disso, pois eu sempre fui um homem que sempre tinha preferência por história mais sombria, pesadas e cheia de sangue.

E fui arrebatado por essa história juvenil.

Isso só mostra que história realmente boa, mas boa mesmo, pode encantar todo mundo, independente da idade ou por gostos peculiares.

3- Escreva como a J.K. Rowling.

Eu sei, eu sei. Talvez você pensa que eu esteja exagerando com essa afirmação.

Calma que já te explico como que você pode escrever como a J.K. Rowling de uma maneira fácil.

Tão fácil que parece até ser papo furado.

Ainda não adivinhou? Simples. Roubando dela.

Agora você deve está mais confuso ainda, não é? Não se preocupe, eu explico o quero dizer.

Uma coisa que você deve entender é que, nada, nada é realmente 100% original, todos os tipos de história já foi criada e recontadas diversas vezes por longa da civilização.

Ou seja, a verdadeira fórmula para a criatividade é você consumir trabalho de outros escritores e pegar fragmentos desses trabalho para criar algo a partir disso.

Eu sei o que você pode está pensando, e a resposta é não… Não é plágio.

Plágio é cópia o trabalho dos outros, e roubar é se inspirar nos trabalhos dos outros para criar algo seu.

Na verdade, plagio é você roubar de uma só pessoa, e se inspirar é você roubar de varias pessoas.

O escritor Austin Kleon explica melhor isso.

“O que um bom artista entende é que nada vem do nada. Todo trabalho criativo é construído sobre o que veio antes. Nada é totalmente original.” Austin Kleon — Roube como um artista.

Mas talvez você não queira ser um escritor ou algum artista, e tudo bem.

No entanto, acredito que você queira escrever minimamente bem ou talvez melhorar na sua comunicação escrita.

E confiem quando eu digo que, ler muito e bem, faz qualquer pessoa escrever melhor.

E acredite, ler livros, principalmente da saga de Harry Potter irá fazer você escrever melhor de forma inconsciente.

E escrever bem é uma habilidade para poucos. Principalmente no Brasil.

Ah, Layon. Mas eu já assistir todos os filmes, sei como tudo termina. Tenho mesmo que ler Harry Potter?

Não tem uma outra obra que eu possa começar ler?

Se o problema é que já assistiu o filme, fique tranquilo.

4- A sua experiência não será afetada caso já tenha assistido o filme.

Por eu já ter assistido todos os filmes da saga, foi um motivo para eu postergar o livro.

Devo admitir que a adaptação cinematográfica de Harry Potter e a Pedra filosofal, foi excelente. Muito fiel a obra original.

No entanto, o grande diferencial que os filmes não pode te dá, é você ser teletransportado para dentro da cabeça dos personagens.

A J.K. Rowling escrever tão bem que a gente ficamos praticamente íntimos do protagonista.

Praticamente entramos na jornada da história através da alma de Harry Potter.

Sabemos o que ele pensa ou sente, e isso causa uma identificação poderosa que só faz a experiência da leitura ser centenas de vez mais poderosa do que qualquer adaptação audiovisual.

5 — É um bom inicio para começar ler uma série de livros.

Pode ser também que você já tenha o hábito de ler e acaba acreditando que tudo isso aqui não passa de uma cafonice de um cara que teve uma experiência boa lendo um livro.

Bom, você não está totalmente errado se tiver pensando nisso.

No entanto, talvez você seja um leitor voraz , mas que não tem paciência em ler uma série de livros.

Pode se que você esteja até querendo ler, mas não sabe por qual começar.

Existem tantas série de livros de diversos gêneros.

Então, Harry Potter e a Pedra Filosofal é uma ótimo começo para você encarar uma série de livros. Principalmente do gênero fantástico.

Assim como eu disse em alguns parágrafos acima, sua experiência não será afetada caso já tenha assistido todos os filmes da saga.

Então pare de enrolar e leia.

Você não irá se arrepender.

Quer mais motivos? então leia esse outro post

***

Gostou do post?

Tem algum outro motivos para começar ler o livro? Deixe um comentário logo em baixo e me dê a sua opinião.

--

--