Eu não estou no controle

Felipe Moura
Apenas O Evangelho
Published in
2 min readMay 12, 2020

--

Meus irmãos, tende por motivo de toda alegria o passardes por várias provações, sabendo que a provação da vossa fé, uma vez confirmada, produz perseverança. (Tiago 1:2,3)

Talvez você conheça algum pastor que é muito bom em preparar sermão, mas que desconhece a realidade que seus ouvintes estão vivendo.

E Tiago escreve sua carta a cristãos que estão dispersos — provavelmente por causa da perseguição. Mas ele exorta a estes cristãos para se alegrarem por passarem por várias provações.

Ele desconhecia o que aqueles irmãos estavam passando? Certamente conhecia muito bem o que era ser provado e perseguido. Ele mesmo testemunhou a morte de Estêvão e a perseguição que se seguiu, bem como a própria dispersão da igreja.

Então o que Tiago tem em mente não parte da falta de conhecimento da situação em que se encontram os cristãos.

Os problemas que temos apenas manifestam que Deus (não nós) tem o controle das circunstâncias. Sim, Ele usa as dificuldades e os problemas para testar a nossa fé.

Mas como nossa fé pode ser testada com tantos problemas que não podemos controlar? Quando apesar das circunstâncias reconhecemos que o Senhor é o nosso auxílio e que Ele provê todas as coisas e descansamos em paz com essa convicção.

Às vezes nem percebemos que estamos passando por dificuldades ou problemas; mas quando tudo passa, o Senhor abre os nossos olhos de tal forma que podemos contemplar a bondade e a misericórdia do Senhor — que verdadeiramente nos seguem todos os dias.

Deus quer sim que passemos por dificuldades. E Ele o faz porque está no controle de todas as coisas; e Ele quer que não apenas vejamos a sua mão, mas que possamos de alguma forma senti-la.

--

--