Não deixe o pecado entrar
A doutrina da eleição nos traz tranquilidade; pois sabemos que aqueles a quem Deus escolheu para a salvação serão guardados até o último dia.
Apesar do conforto que temos ao confiar que Deus nos escolheu, não sabemos quem Deus escolheu. Por esta razão os autores bíblicos exortam com bastante frequência que aqueles que professam a fé em Cristo busquem viver de modo digno do evangelho.
Isso quer dizer que quando Deus aplica a salvação na vida de alguém, também o habilita para obedecer seus mandamentos. E o apóstolo João nos dá uma compreensão melhor a respeito da obediência, pois somente aqueles que amam a Deus o obedecem. A obediência, portanto, não deve estar alienada ao amor pelo Senhor.
A exortação para que não endureçamos o coração, não diz respeito a eleição, mas sobre sermos cuidadosos e não nos enganarmos com o pecado.
Aqueles que conhecem a palavra de Deus, mas não vivem de acordo com os termos que Deus ordenou, são comparados àqueles que no deserto endureceram o coração e não creram.
Aqueles que saíram do Egito por meio de Moisés e se rebelaram, não entraram no descanso do Senhor. Eles pecaram, foram incrédulos, desobedientes.
Somos alertados para não nos enganarmos com nossos pecados. Quando somos exortados por nossos irmãos, devemos ouvir, receber como uma exortação do Senhor, e assim chorar em arrependimento por causa dos nossos pecados.
Geralmente são pecados pequenos, que deixamos passar, que não vemos problema algum. Mas, não podemos achar que a liberdade que Cristo nos deu deve ser usada para justificar nossa desobediência.
Mentira, maledicência, ganância, avareza… Todas essas coisas precisam ser abandonadas. Senão, é questão de tempo para que o coração se torne endurecido e que nossa incredulidade nos afaste do Deus vivo.
Irmãos, estamos em Cristo e precisamos guardar até o fim a confiança que temos. Somente dando ouvidos à voz do Senhor é que seremos aperfeiçoados e entraremos no seu descanso.
Vemos, pois, que não puderam entrar por causa da incredulidade. (Hebreus 3:19)