Não há poder nas suas palavras

Felipe Moura
Apenas O Evangelho
Published in
2 min readMay 13, 2020

--

Quantas vezes você já ouviu alguém afirmar: “Mas eu creio em Jesus”?

A falta de ensino proveniente de grandes instituições religiosas somada à cultura neopentecostal brasileira são responsáveis pelo fenômeno da confissão positiva.

Acreditam que aquilo que confessam crer será realizado. Por exemplo, “Eu creio que Deus me dará um carro esse ano”. É, na verdade, a substituição da verdadeira fé em Deus por uma fé em si mesmo.

A confissão positiva é uma versão cristianizada do pensamento positivo. As pessoas acreditam que a realidade está submetida aos tipos de pensamentos que elas têm. No caso do suposto crente, crê que a realidade é sujeita àquilo que ela crê que acontecerá. Se ela não crê que coisas boas irão acontecer, então coisas ruins acontecerão — porque ela não creu na materialização de coisas boas.

Por essa razão nós temos o dever — e o trabalho — de esclarecer que a fé que Deus dá ao homem — por meio da qual aplica o perdão dos pecados — não é instrumento para mudar as circunstâncias, mas para que o crente seja aperfeiçoado de tal forma que o pecado já não tenha mais domínio sobre a vida dele.

Crer é verdadeiramente confiar. E não é que confiamos que as coisas serão como queremos, mas que independentemente da situação, Deus está no controle e a vontade do Senhor será realizada.

A fé que Deus nos dá é aquela que é externalizada por meio da obediência à palavra; não essa que diz que nossos pensamentos tornam algo real. Cremos em Cristo e isso é evidenciado quando nossos pensamentos e ações nos tornam parecidos com Cristo.

Crer nisso deve nos trazer esperança e paz. Porque Aquele que governa sobre tudo e sobre todos, que é infinito em sabedoria, nos dá dias bons e dias maus para que jamais pensemos que as coisas que acontecem são decorrentes da ação de nossa própria mente.

Simplesmente confessar que se crê em Cristo não é suficiente quando a fé que gera essa confissão não dá ouvidos à voz de Deus e não te tira do caminho da auto-confiança. No fim, se não é verdadeira essa fé, você sempre buscará justificar seus pecados, atribuindo culpa às circunstâncias e ao fracasso de não alcançar seus desejos egoístas.

Você diz crer que há um único Deus. Muito bem! Até os demônios creem nisso e tremem de medo. Tiago 2:19

--

--