Não olham para o Cristo

Felipe Moura
Apenas O Evangelho
Published in
2 min readMay 26, 2020

--

Já tentou identificar alguém apenas pela sombra? Além de não ser fácil, a não ser que você esteja muito familiarizado com a imagem da pessoa em si, é uma imagem incompleta, não nos revela detalhes.

Assim eram os elementos da antiga aliança, como o tabernáculo, a arca, e tantos outros elementos. Apenas sombras. Sabia-se que apontavam para algo superior e perfeito.

No exemplo que dei, você só conseguiria dizer de quem é a sombra se você já tivesse visto a própria pessoa cuja silhueta é formada no chão contra a luz do sol. Mas os elementos da antiga aliança não eram tão fáceis de entender, pois apontavam para algo que ainda não se havia visto.

O próprio Deus instruiu como cada elemento deveria ser construído. Uma maneira didática de apresentar ao povo aquilo que se manifestaria na plenitude dos tempos.

O próprio tabernáculo, os lugares santo e santíssimo, representavam a presença de Deus. Apenas o Sumo Sacerdote, depois de haver oferecido sacrifício pelos seus pecados, poderia entrar no lugar santíssimo.

Deus estava no meio do povo (o tabernáculo estava no meio das tribos) e ao mesmo tempo o povo não poderia entrar na presença de Deus sem a purificação dos pecados.

Tudo isso, na verdade, era imperfeito. Sangue de animal não purifica pecados. O próprio Deus escolheu isso para ensinar que era necessário derramamento de sangue de um inocente para que os pecados fossem perdoados.

Perceba quão pequenos e insignificantes tornaram-se esses elementos quando Jesus Cristo se encarnou. O próprio Cristo tabernaculou (habitou) entre nós. Ele mesmo é o Sumo Sacerdote e não tem pecado algum; ofereceu a si mesmo para perdão dos nossos pecados.

Se na sua igreja utilizam elementos da antiga aliança por causa do que elas simbolizavam, na verdade estão preferindo contemplar a sombra do que a própria pessoa.

O que pode garantir que a sombra dará uma revelação perfeita? A revelação perfeita veio por meio de Cristo. Por que olhar para elementos que apontavam para Cristo quando o próprio Cristo já se revelou a nós?

A nova aliança tornou a antiga obsoleta. E aquilo que se torna obsoleto, logo desaparecerá.

Quando Deus fala de uma “nova aliança”, significa que tornou obsoleta a aliança anterior. E aquilo que se torna obsoleto e antiquado logo desaparece. (Hebreus 8:13)

--

--