Seus rituais insultam a Cristo

Felipe Moura
Apenas O Evangelho
Published in
2 min readMay 27, 2020

--

Tudo que dizia respeito ao culto a Deus, nos termos da antiga aliança, como sacrifícios, purificações, santuário e outros símbolos, pereceram, tornaram-se obsoletos.

Uma nova aliança foi estabelecida por meio de Cristo. E ele mesmo foi sacrificado uma vez por todas. Não há mais razão para se apropriar dos elementos da antiga aliança.

Mas o neopentecostalismo não abre mão de elementos da antiga aliança. Eles preferem uma ‘materialização’ da fé. Talvez o único elemento que não praticam literalmente é o sacrifício de animais para perdão de pecados.

Apesar de não sacrificarem animais, eles fazem algo pior. Porque na antiga aliança o Senhor mesmo ordenou o sacrifício de animais; mas com Cristo, a antiga aliança foi suprimida, substituída por uma nova. E nesta nova não é necessário “oferecer muitas vezes os mesmos sacrifícios” (Hb 10:11).

Quando voltam-se para os termos e elementos da antiga aliança, estão desprezando não apenas a Cristo e o sangue da aliança, mas também o Espírito Santo que concede a graça.

Você pode até pensar que não há problemas em usar esses elementos num culto. Pode até usar a justificativa de que é apenas estética. Ainda que usasse esses argumentos, estaria indo contra ao que Deus disse que era sagrado — na antiga aliança. Ou seja, a lei mosaica sequer é observada da maneira correta.

Veja como estes crentes não temem a Deus de fato. Aquilo que o Senhor escolheu para apontar para Cristo é usado como enfeite. Isso quando não é usado para tentar manipular a fé.

Que graça há em rituais que precisam ser realizados várias vezes porque não podem remover pecados nem purificar o homem?

Se de fato essas práticas agradassem ao Senhor, não haveria necessidade do sacrifício de Cristo. Ora, se Cristo morreu para remissão dos pecados do seu povo, entende-se que a antiga aliança deve ser descartada.

Tocar o shofar não vai tornar ninguém mais puro. Uma ‘Arca da Aliança’ de madeira não representa mais a presença de Deus, pois Ele mesmo nos deu o seu Espírito — que habita nos que creem. Derramar azeite sobre a cabeça não fará repousar sobre ninguém o Espírito do Senhor.

Se aqueles que rejeitavam a Lei de Moisés eram castigados, muito mais severo será o castigo daqueles que insultam a Cristo.

Porque, mediante essa única oferta, ele tornou perfeitos para sempre os que estão sendo santificados. (Hebreus 10:14)

--

--