Sobre a Apoena

Ana Carolina Oliveira
apoenarevista
Published in
2 min readMay 1, 2018

Editorial

Uma nova forma de consumo é necessária. Atualmente, a sociedade consome a quantidade suficiente para 1,6 planetas Terra. A indústria têxtil ocupa o segundo lugar no ranking de poluição. O tingimento químico polui os rios, a extração de matéria-prima e a agricultura intensiva poluem os solos e o uso de derivados de petróleo poluem o ar. As regras capitalistas seguem com suas diretrizes e determinam os padrões de compra. Sempre o melhor. Sempre o novo.

Por outro lado, há quem reme na contramão. Projetos sociais restauram calçados e geram inclusão social, tingimento natural se vale da qualidade vegetal de nossas espécies nativas e marcas surgem com propósito em modificar a vida de seus clientes.

A coletividade ganha espaço em um cenário competitivo e baseado em lucro. Mulheres se unem em prol do empreendedorismo feminino e diferentes belezas refletem a liberdade de ser quem você é.

Essa é a Apoena — moda sustentável e consumo consciente.

Um novo jeito de pensar e refleti sobre as regras sociais.

(Re)pense junto a nós.

***

Foto: Gabriela Oliveira

Apoena significa “aquele que vê mais longe” ou “aquele que enxerga longe” em Tupi-guarani. A escolha do nome é relacionada diretamente ao propósito da publicação que é de levar informação sobre os impactos de consumo em relação ao futuro.

A publicação reúne novas iniciativas sobre o mercado de moda sustentável e consumo consciente no Vale do Paraíba e nasceu em Novembro de 2017 a partir do trabalho de conclusão do curso de Jornalismo na Univap e você pode ter acesso aqui.

Inicialmente, o formato escolhido foi o impresso e possui uma periodicidade trimestral.

No momento, decidi expandir para o mundo digital e fazer experimentações de conteúdo.

Fique à vontade para dar sugestões e críticas. Estamos “em processo”.

--

--