Antes da campanha começar 3 — continuação

APOIA.se
APOIA.se
Published in
4 min readJun 3, 2015

Compreendendo as mecânicas da plataforma APOIA.se — Estratégias interessantes para preparar o seu perfil de criador.

Dicas de redação nas metas e recompensas

Evite a palavra “doar”, dando preferência a palavras como “contribuir”, “apoiar” ou (por que não?) “investir”. Algumas razões para isso:

  • A palavra doação não faz jus à troca de valores que de fato acontece numa plataforma como APOIA.se. Isto acontece porque o termo doação carrega implícita uma ideia de que não há (e de que não precisa haver) devolutiva alguma por parte de quem a recebe. Na prática vemos o contrário: os criadores do APOIA.se sempre irão devolver algo a seus apoiadores ou “ao mundo”, nem que seja o próprio conteúdo final que o criador já produzia antes de pensar em ter uma campanha de financiamento coletivo.
  • A palavra doação remete muitas vezes à imagem do artista/criador como coitado/pedinte, o que é algo muito batido, e de questionável eficácia no quesito de sensibilizar as pessoas quanto à necessidade de valorizar o trabalho criativo. Quem trabalha com criação de conteúdo não é coitado, e também não é menos, nem mais que ninguém. Entretanto, o conteúdo gerado tem sim um papel importantíssimo para a sociedade, pois tem a capacidade de ampliar a consciência, promovendo uma transformação na forma das pessoas enxergarem a realidade e agirem perante o mundo. Educar, informar, sensibilizar (e por que não divertir e aliviar?) são funções sociais importantíssimas que precisam ser valorizadas se queremos evoluir como humanidade.

Evitar a repetir tudo o que está escrito na recompensa anterior como forma de dizer que a recompensa é acumulativa, porque se não fica chato de ler, ou seja, se as pessoas veem que você está repetindo nem se dão o trabalho de ler até o final, então é bom jogar com uma linguagem coloquial, que tenha elementos surpresas e que instigue a pessoa a ler até o final em função dela não saber o que vai encontrar. Joínha? ;-)

Metas — Baby Steps

Prefira sempre dar sempre pequenos passos de cada vez no que se refere a metas. Comece estipulando metas plausíveis de se atingir. Que ofereçam algum desafio, e que não sejam muito difíceis de se atingir, pois isso pode desestimular tanto a você mesmo quanto ao seu público. Ao contrário, quando você estipula metas tangíveis isso joga ao seu favor como uma sinalização positiva de que você está indo no caminho certo.

Posso oferecer recompensas coletivas além das recompensas individuais? Minhas metas podem também ser recompensas coletivas?

Sim. E esta é uma dúvida bastante frequente entre os criadores.

Enquanto as recompensas individuais são um mecanismo para incentivar e retribuir diretamente os apoiadores pelo apoio prestado, o criador pode também fazer uso de mecanismos de recompensa coletiva, que por sua vez estão vinculados às metas.

Para explicar como funcionam as recompensas coletivas tome-mos como exemplo o caso de um músico que quer oferecer como recompensa um show gratuito em um ambiente público. Temos aí um exemplo de uma recompensa coletiva, mas que também poderia ser considerada como uma meta. Nesse caso a recompensa seria coletiva porque o show seria extendido mesmo a quem não apoiou, mas também poderia ser considerado uma meta porque seria bom para o criador, dando visibilidade ao seu trabalho para uma nova audiência.

Ser criativo na combinação de recompensas individuais, coletivas e metas é uma maneira poderosa dos criadores engajarem seus públicos.

Recompensas abertas, exclusivas (ou inclusivas) e como o Mural do APOIA.se entra nisso

Na página do criador, juntamente com o seu perfil de criação, encontra-se a abaMural. Essa seção serve para que o criador poste textos, fotos, áudios ou vídeos relacionados ao seu trabalho criativo e permite que você marcar cada post como aberto, isto é, visível publicamente para qualquer pessoa na internet ou se estará visível somente para quem já é apoiador.

Ao postar conteúdo no Mural do criador do APOIA.se, mesmo que esse conteúdo seja o mesmo postado em outras redes sociais ou plataformas de conteúdo, como Facebook, Twitter, Youtube, Soundcloud, Instagram, Wordpress, Tumblr, etc, o criador estará povoando a sua página no APOIA.se, o que é importante para que as pessoas tenham visibilidade do trabalho que vocês está realizando, tanto os seus apoiadores quanto pessoas que recém estão conhecendo o seu trabalho, e que podem vir a tornar-se novos apoiadores. Esta seção do APOIA.se será cada vez mais um local para você organizar a sua vida produtiva e interagir com o seu público, que também poderá postar ou comentar posts seus.

Além do seu conteúdo final ou acabado, abrir partes do processo criativo — mesmo que ele ainda esteja em construção — também é uma forma bastante interessante e inclusiva de atrair a atenção do seu público, aproximando-o e tornando-o parte da sua história.

No próximo post desta série começaremos falando sobre a arte de pedir e a importância do agradecimento.

Se você perdeu o post anterior a este clique aqui.

--

--