APOIA.se
APOIA.se
Published in
2 min readMar 28, 2015

--

Escolhendo recompensas conectadas com a atividade fim do criador — que sejam práticas e entregáveis (evitar tiro no pé)

É fundamental que as recompensas estejam conectadas com a atividade fim do criador (ex. produzir música, textos, quadrinhos, videos, etc) como uma consequência natural dentro do seu processo criativo. Ou seja, enquanto elas forem uma espécie de extensão da atividade fim do criador, que na maioria das vezes consiste em criar conteúdo evita-se o risco do criador deixar de criar conteúdo para ficar produzindo recompensas. O que na nossa visão, diga-se de passagem, é um tiro no pé, pois o conteúdo final é a própria razão do criador buscar financiamento, assim como também é o veículo mais eficiente que o criador pode ter para divulgar o seu trabalho e a sua campanha no APOIA.se.

Outro aspecto igualmente importante é que o esforço despendido na entrega seja proporcional ao valor do apoio recebido. Ou seja, as recompensas de valor mais baixo em tese deveriam requerer pouquíssimo ou nenhum esforço do criador e representar nenhum desvio em relação à atividade fim do criador, por exemplo, dar acesso à seção de conteúdo para apoiadores do criador dentro do APOIA.se. Isso é um trabalho que o criador já faria de qualquer forma independentemente do apoio.

Deixaria-se assim, para as recompensas de valores mais altos, um maior esforço na entrega de recompensas mais personalizadas ou que representem algo não tão diretamente atrelado à atividade fim, como por exemplo, um encontro pessoal com o criador.

Embora tudo de alguma forma tenha a ver com o papel desempenhado pelo criador, quanto menos ele perder o foco da sua atividade fim melhor. E quando ele optar por sair um pouco de foco, retribuindo uma recompensa que requer algum esforço que seja para retribuir um apoio que valha a pena, afinal esse apoio estará contribuindo substancialmente para a realização dos seus objetivos.

Por último, lembre-se que, no formato de apoios mensal, como você receberá um valor mensal dos apoiadores também é importante que você deixe claro quais recompensas você irá oferecer todo mês e quais não.

A esse caso aplicam-se sobretudo as recompensas materiais como cds, livros, camisetas, bótons, canecas e outros brindes. Não faz sentido você enviar, por exemplo, ao longo de um ano, 12 camisetas ou 12 canecas ao seu apoiador, por isso é legal deixar a frequência clara. Da mesma forma quando a recompensa for contínua cabe falar qual será a frequência de entrega, se mensal, algumas vezes ao ano ou outra frequência com a qual você queira/possa oferecer a recompensa em questão.

--

--