AppCívico convida lideranças políticas para desenvolver robô que interage com o cidadão

Fefa Costa
AppCívico
Published in
3 min readAug 9, 2017

Mandato Aberto, o assistente virtual (robô), para líderes políticos promete mudar a relação dos cidadãos com os políticos, promovendo mais transparência, diálogo e participação.

www.mandatoaberto.com.br

Saber como um deputado votou em relação à reforma trabalhista ou como foi a atuação dos vereadores eleitos de uma cidade, são alguns dos interesses da população na internet e nas redes sociais.

Atualmente, qualquer pessoa pode saber se um político é “ficha limpa” ou se está envolvido em alguma investigação através de ferramentas simples e confiáveis, disponíveis na internet.

Além do interesse dos cidadãos pelo rumo político do país, nota-se um movimento — intensificado na última eleição — pela transparência na gestão pública e nas ações de parlamentares, com ou sem, mandatos.

Segundo pesquisa do Ibope, realizada em junho deste ano, para 56% dos brasileiros — aptos a votar — as mídias sociais terão algum grau de influência na escolha de seu candidato presidencial em 2018. Ou seja, a internet e as redes sociais serão importantes para aproximar ou afastar o eleitor e para construir uma relação de confiança.

Uma nova forma de aproximação e interação entre líderes políticos e a população.

A aproximação entre líderes políticos e cidadãos é desafiadora para aqueles que buscam melhorar o exercício da cidadania através de tecnologias acessíveis para uma população cada vez mais informada, conectada e querendo mais representatividade nas decisões públicas.

Com este estímulo, a AppCívico, desenvolveu a plataforma Mandato Aberto para lideranças políticas. Construída com a colaboração de líderes políticos em exercício de diversos partidos e lideranças da sociedade civil. Trata-se uma plataforma para comunicação, prestação de contas e mobilização em torno de causas.

O Mandato Aberto foi construído de forma colaborativa, colocando a tecnologia a serviço da população e buscando construir um modelo inclusivo. Une a transparência na gestão, participação cidadã e mobilização de apoiadores, através de uma comunicação ágil.

AppCívico é uma iniciativa de tecnologia que atua com organizações da sociedade civil, empresas, políticos e governos buscando um impacto positivo em diversas causas sociais. Em 2016, em parceria com o MCCE, desenvolveu o Voto Legal — software livre para doações eleitorais. Este ano, a empresa está entre as finalistas ao prêmio Innovation Law Awards com o projeto “Click & Report, em parceria com a Fundação Getúlio Vargas, que previne a violação dos direitos humanos durante a execução de grandes obras de infraestruturas.

“Nossa expectativa é que a tecnologia ajude a aproximar a população das causas políticas e dos mandatos de gestores públicos das mais diversas regiões do Brasil. Esperamos que muitos políticos, lideranças e partidos estejam dispostos a dar esse passo importante no sentido de maior participação e transparência na gestão e na relação com o cidadão. Assim como ser ‘ficha limpa’ é fundamental para um político, a construção de um ‘mandato aberto’ também será uma referência para o eleitor dentro e fora do período eleitoral”, comenta Thiago Rondon, desenvolvedor da ferramenta.

Assim como ser ‘ficha limpa’ é fundamental para um político, a construção de um ‘mandato aberto’ também será uma referência para o eleitor dentro e fora do período eleitoral.”

Thiago Rondon, AppCívico

Ao acessar as redes sociais dos políticos que utilizam o Mandato Aberto, o cidadão é direcionado para a página de acompanhamento virtual, onde um Chatbot — robô que simula uma ação humana em uma conversação — está ativo e pronto para iniciar uma interação sem intervenção humana. O assistente virtual faz o registro ocorrências, acompanha a prestação de contas do gabinete e fornece informação verificada sobre projetos com base em dados públicos abertos.

Quanto maior o número de mensagens e informações que o chatbot recebe, mais “inteligente” a ferramenta se torna, podendo transformar-se em um banco de dados.

Como participar do Mandato Aberto ?

Serão selecionadas 10 lideranças, das diversas regiões do país, para participar de um programa piloto gratuito, com acesso a cursos exclusivos sobre novas ferramentas e tendências em tecnologia cívica pelo Brasil e no mundo.

As inscrições já estão abertas no site www.mandatoaberto.com.br

Sobre Mandato Aberto:

Site: www.mandatoaberto.com.br

Email: contato@mandatoaberto.com.br

--

--

Fefa Costa
AppCívico

Jornalista e observadora da democracia. Especialista em campanha e política digital.