Obrigado à todos pelo hackaprothon de aplicativos cívicos na sede do Google.

O último evento organizado pelo AppCívico no dia 27 de fevereiro, contou com apoio do Google em São Paulo como espaço para o encontro, sendo que a proposta foi de criar protótipos para aplicativos cívicos em conjunto com organizações sociais, desenvolvedores, jornalistas, ativistas, designers e curiosos em geral que possibilitou a criação efetiva de projetos, e não apenas de ideias no papel.

Todo este processo começou com o apoio da equipe do AppCívico em identificar organizações sociais que tivessem condições de trabalhar depois do evento com as ideias como projeto real, ou seja, que já tinham vivência com tecnologia mas precisavam de um apoio para descobrir melhores abordagens em um ambiente colaborativo e com pessoas de outras disciplinas.

Eventos como o Fullstacker organizado pelo AppCivico no espaço do Google apresenta um caminho concreto para encontrar soluções para desafios sistêmicos da atualidade, de maneira ágil, colaborativa e eficiente.
Ariel Kogan, AppCívico

Durante o evento tivemos apresentações de organizações da sociedade cívil, governo e especialistas em tecnologia para que os grupos pudessem apresentar iniciativas do ecosistema já existente para apoiar e inspirar novas abordagens e ideias. As apresentações estão disponível em https://speakerdeck.com/fullstackers.

No período da tarde trabalhamos em uma design sprint adaptada e coordenada pelo Nelson Vasconcelos que é Google UI/UX Expert no Google Experts Program. Os grupos foram criados na hora, com pessoas de disciplinas e origens diferentes, a maioria das pessoas conheciam poucas pessoas que estavam no evento, o que tornou a atividade muito criativa e colaborativa.

O encontro fullstackers foi uma grande oportunidade para a troca de experiências e visões entre desenvolvedores de aplicativos e a sociedade civil engajada com questões de interesse público. Promover o encontro de atores com diferentes pontos de partida e de vista é sem duvida uma experiência que deve ser mais recorrentemente realizadas, se quisermos pensar em soluções para um mundo melhor.
- Flávia Scabin, FGV Direitos Humanos

A design sprint teve como objetivo a construção de protótipos de problemas reais enfrentados pelas organizações sociais, no qual esta metodologia contempla a criação do objetivo principal, reflexão de uma solução dentro de um aplicativo, construção de um caminho feliz pelo usuário, validação entre os grupos presentes da solução, e o desenho de possíveis telas e ideias em geral para chegar numa solução viável.

Depois de todo o processo de criação, os mentores de cada equipe apresentarão por dois minutos suas soluções para todo o grupo.

Posteriormente ao evento, foi disponibilizado 15 dias para melhoria dos projetos através de um apoio chamado Speed Lab que teve como objetivo realizar ajustes finos na maneira de apresentar a solução. Depois deste prazo, os projetos foram avaliados pelos jurados.

O evento nos aproximou do universo da tecnologia e foi o impulso que precisávamos para tirar algumas ideias do papel. A dinâmica do evento foi excelente, com palestrantes, facilitadores e organizadores de alto nível. Vale a pena participar!
Kellen Ribas — Co-Fundadora Cicla Brasil

Depois deste período, eles foram avaliados por um time de julgadores que realizaram críticas sobre os projetos e opinaram sobre as possibilidades de serem executados na prática.

O projeto escolhido foi o da Cicla Brasil, cuja apresentação pode ser visualizada na apresentação à seguir.

Tive a oportunidade de acompanhar de perto o planejamento, desenho, articulação e realização do Fullstackers dos aplicativos cívicos. Estou certo que foi uma das melhores iniciativas que já me envolvi, tanto pela qualidade dos participantes como pela excelente metodologia adotada para desenvolvimento de ideias. Fui do jurado e encontrei propostas muito valiosas e que estamos em conversas para eventualmente financiar seu desenvolvimento e implementação. Parabéns e que venham outros fullstackers.
Márcio Vasconcelos, Consultor especializado usando Tecnologias Digitais em Inovação Social

Depois do evento, conversamos com alguns grupos e temos certeza que eles vão sair do papel, e esperamos contar história deles em breve. Caso queiram visualizar o site oficial do evento desta edição, veja aqui http://fullstackers.com.br/2016-appcivico-google/.

Estamos muito orgulhosos por organizar este evento e esperamos que possamos realizar em breve outra edição, levando em consideração todos os aprendizados desta edição.

Para acompanhar novos eventos, se inscreva no grupo do meetup.