Oficina AppCívico 01: Vai montar uma campanha? Saiba quais ferramentas você precisa.

Fefa Costa
AppCívico
3 min readJan 23, 2020

--

Os últimos 10 anos foram disruptivos para construção de campanhas cívicas e políticas no Brasil e no mundo. A intensificação do uso das redes sociais, que assumiram o protagonismo da comunicação em massa- antes exclusividade da televisão, mídia impressa e do rádio- exigiu de políticos, profissionais, lideranças e organizações uma nova forma de construir o relacionamento e a comunicação com o público.

Mas, depois de uma década de spams, anúncios digitais, abordagens em diversas redes e dispositivos, chegamos a 2020 no auge da micro segmentação e marketing de afinidades. Foram acrescentados indicadores como influência, engajamento e relevância digital, para conhecer o público muito além do gênero, localização ou idade.

Mas, como isso acontece na prática? Bom, no dia a dia de equipes que atuam com o engajamento cívico e político, esses conceitos são bem conhecidos. Mas, pouco praticados.

Ainda é comum encontrar planejamento estratégico de campanhas, eleitorais, cívicas e sociais por exemplo, que não levam em consideração elementos que podem promover a afinidade do cidadão com aquilo que está sendo proposto.

Mapeando desafios e soluções

Alguns desses desafios foram mapeados pelo AppCívico, que atua com lideranças e organizações, fornecendo tecnologia para cidadania e política. Entres eles o alto custo para desenvolver ou consumir inovação e a falta de capacitação na operação de plataformas são os mais apontados.

É muito difícil para equipes enxutas ou com baixo orçamento, atingir patamares de mobilização sem o uso de anúncios patrocinados nas redes sociais, disponibilizar altas verbas para aquisição de licenças ou investir em um departamento de TI.

Por isso, o AppCívico propôs, para sua base de clientes, uma pesquisa das ferramentas mais utilizadas e essenciais para campanhas de sucesso. O resultado serviu de base para definir um “kit” fundamental para o engajamento.

  • Site com análise;
  • Disparador de Emails;
  • Petição Online;
  • Plataforma de pesquisas online;
  • Plataforma de financiamento coletivo;
  • Estrutura para banco de dados;
  • Agendamento de redes sociais;
  • Gestor de Whatsapp;
  • Gestão de apoiadores (CRM);
  • Monitoramento de redes sociais;
  • Gestão de caixa de entradas;
  • Broadcast (disparo de mensagens no Messenger do Facebook).

Outras plataformas aparecem na pesquisa entre clientes. Mas, essas foram comuns entre todos. Com essas informações, um time de especialistas foi a campo, pesquisar quais plataformas podem atender esses profissionais. Além das plataformas, a pesquisa também teve como resultado uma biblioteca de boas práticas e estratégias inspiradoras.

Time do projeto Mais Mulheres na Política no AppCívico
Especialistas na primeira rodada de negócios no AppCívico

Todo esse conteúdo será compartilhado semanalmente no Medium na coluna Oficina AppCívico e nas nossas redes.

Nas postagens, o time AppCívico irá descrever como usar plataformas em campanhas de engajamento (politico, cívico e social), casos incríveis e experiências que acontecem agora entre nossos clientes, que estão em busca de novos processos de participação.

Acompanhe toda a quarta as postagens da Oficina AppCívico.

--

--

Fefa Costa
AppCívico

Jornalista e observadora da democracia. Especialista em campanha e política digital.