Oficina AppCívico 04: Um site para cada público. Quer entender como funciona?

Fefa Costa
AppCívico
Published in
3 min readFeb 29, 2020
Porque ter apenas um site, se você tem redes sociais diferentes, com públicos diferentes?

Nas últimas campanhas eleitorais e de mobilização de pessoas, aprendemos o que se deve ou não fazer quando o tema é comunicar. Acompanhamos o desgaste e pouca eficiência dos discursos em massa e vimos a ascensão da comunicação segmentada. Plataformas como com Whatsapp ou Grupos do Facebook, ganharam ainda mais força e influência na decisão ou nos hábitos de pessoas.

Um dos motivos para isso foi a identificação de nichos e a possibilidade falar com muitas pessoas sem perder o carácter único de cada diálogo. Em menos de 10 minutos, podemos falar com mais de 10 pessoas em poucos cliques.

Se do lado das equipes de comunicação a tecnologia facilitou com agilidade de mobilizar muitos, do lado do apoiador a tecnologia proporcionou a possibilidade do contato direto com causas e líderes. E, tornou ainda mais evidente que a influência de grandes grupos começa na conversa com pequenos grupos.

Cenário digital

Se identificar públicos e adaptar formatos ficou muito claro no uso das redes sociais, ainda muitas lideranças e organizações têm dificuldade de realizar o mesmo processo em outros espaços digitais, como os sites por exemplo.

São os sites que dão credibilidade a causas e pessoas. Por isso, um bom website é fundamental.

Acompanhando a construção de diversas campanhas, conseguimos observar que ainda existe uma estratégia conservadora na forma como equipes de comunicação pensam e direcionam seus sites.

Basta observar que uma organização ou liderança possui diversas contas em diferentes redes, adaptando discurso e metas de acordo com o perfil de cada uma delas. Mas, ainda são conservadores ao pensar e utilizar o site, adotando ainda uma linguagem pouco pessoal e voltada para muitos, em tempos que a comunicação deve ser pensada para poucos.

No AppCívico observamos que um dos desafios para equipes utilizarem websites de maneira mais estratégica em campanhas era o alto custo para colocá-los no ar. Outro obstáculo era não conseguir adaptar e mudar conteúdos sem precisar da ajuda ou suporte de especialistas em TI, o que gerava ainda mais custos. Por fim, a dificuldade de colocar diversas funcionalidades no site, como plataforma de doação ou formulário de pesquisa, por exemplo.

Porque ter apenas um site, se você tem redes sociais diferentes, com públicos diferentes?

A solução

Desenvolvemos o construtor de sites, onde em poucos minutos e cliques as equipes podem publicar diversos sites, de acordo com os diversos públicos identificados em uma campanha.

A proposta é que times ganham agilidade para colocar no ar websites de acordo com cada segmento de interesse, com foco em bairro, gênero, temas de interesse e outras ilimitadas possibilidades.

Site Mais Mulheres Na Política, feito com o construtor de sites AppCívico. https://www.maismulheresnapolitica.com/

Outra facilidade é que esses sites são rapidamente editados, ou seja, você pode mudar o conteúdo com a rapidez que as campanhas exigem.

Quer contar com o AppCívico para sua próxima campanha? Fale com os especialistas do AppCívico.

Na próxima semana falamos mais sobre campanhas incríveis que nossos clientes estão desenvolvendo e ferramentas importantes para sua estratégia.

--

--

Fefa Costa
AppCívico

Jornalista e observadora da democracia. Especialista em campanha e política digital.