Oficina AppCívico — Mentoria Voto Legal responde: “Como faço para arrecadar?”

Fefa Costa
AppCívico
3 min readJun 19, 2020

--

O primeiro passo para o sucesso do financiamento coletivo é engajar pessoas reais e dispostas a colaborar.

Uma pergunta que surge em toda Mentoria do Voto Legal é “Como faço para arrecadar?”

A resposta não é simples, porque é preciso encarar uma campanha de financiamento coletivo como algo maior do que busca por recursos financeiros.

Uma campanha de arrecadação é, antes de tudo, o primeiro grande ato de mobilização de uma construção política. Lideranças e equipes que alcançaram o sucesso nesta tarefa conseguiram, além de recursos, conquistar pessoas que realmente querem se envolver e ajudar a fazer política de uma forma diferente, priorizando a participação de multidões em projetos e causas comuns.

Acompanhando campanhas de “vaquinha virtuais” desde 2016, o time do Voto Legal aprendeu, na prática, a força de boas narrativas. O “Tostão contra o Milhão”, campanha elaborada pelo Bando, que coordenou o financiamento coletivo da Marina Silva e a proposta da candidatura coletiva da Bancada Ativista em 2018, deixaram claro que o engajamento real com apoiadores é o melhor caminho para atingir metas.

Em processos de crowdfunding eleitoral, existe a máxima “quem doa, vota”, podemos ainda acrescentar que as pessoas que doam também ajudam no processo de captação e apresentam a pré-candidatura/ candidatura a mais pessoas.

A construção inspira.

Este ano, entre nossos clientes, destacamos um de nossos pré-candidatos Voto Legal, Pedro Duarte.

Ele, com certeza, foi o primeiro pré-candidato a receber uma doação por plataformas online em 2020. Pouco depois da meia noite do dia 15 de maio, quando o TSE liberou a pré-campanha, ele recebeu a primeira doação de um de seus apoiadores. O ato foi acompanhado com atenção por toda nossa equipe, porque também foi a primeira doação que recebemos neste processo eleitoral repleto de emoções.

Passados mais de 30 dias do início da pré-campanha, o Pedro já mobilizou mais de 70 doadores (mais de duas doações por dia em média). Ritmo e constância que refletem o trabalho contínuo dele e da sua equipe.

Acompanhando o processo construído por ele e seus apoiadores, identificamos princípios fundamentais de projetos coletivos: o diálogo e o compromisso.

Costumamos usar a página dele no Voto Legal, como referência e inspiração em nossa Mentoria a outras pré-candidaturas, porque acreditamos que é importante aprender e acompanhar as ações de outras pré-campanhas.

A resposta a pergunta “Como faço para arrecadar?” Conquistando pessoas reais e apresentando a elas formas de participação e colaboração. Algumas irão contribuir com valores, outras podem optar por doar horas do dia, compartilhando conteúdos ou cedendo habilidades profissionais. É preciso haver espaço em sua pré-campanha/ campanha para todos estes cenários.

Conheça a página do Pedro Duarte no Voto Legal: https://votolegal.com.br/pedroduarte

Dicas

  • Crie com sua equipe formas de participação de apoiadores.
  • Identifique aqueles apoiadores que querem colaborar e convide-os a fazer parte. Convide mesmo, não espere que ele se ofereça.
  • Se você ou seu time de captação identificar um potencial doador, converse com ele. É importante conhecer a motivação e retribui-lá com agradecimento e atenção. Talvez aquilo que motivou a pessoa a doar, possa ser um bom argumento para outros potenciais doadores que ainda não realizaram a contribuição.
  • Faça da sua pré-campanha um momento de aprendizado, conheça quem está com você e seja de fato a liderança que sua comunidade, grupo e cidade esperam.

--

--

Fefa Costa
AppCívico

Jornalista e observadora da democracia. Especialista em campanha e política digital.