Político 4.0: A influência é digital

Fefa Costa
AppCívico
Published in
3 min readApr 24, 2019

O perfil digital do político deixou de ser algo a mais, para ser a fonte mais importante de informações para a população. A última eleição mostrou que os políticos que são mais ativos nas redes ganharam maior relevância.

Alexandria Ocasio-Cortez, congressista de 29 anos se transformou em um fenômeno de massas.

O conceito 4.0 faz referência a quarta revolução industrial, é uma expressão que inclui algumas tecnologias para automação e troca de dados. O força 4.0 também se aplica a economia, mercados, governos, a politica e politicos. Esse último é nosso foco, políticos 4.0.

As 3 primeiras revoluções industriais trouxeram a produção em massa, as linhas de montagem, a eletricidade e a tecnologia da informação, fazendo da competição tecnológica o cerne do desenvolvimento econômico. A quarta revolução industrial se caracteriza, por um conjunto de tecnologias que permitem a fusão do mundo físico, digital e biológico.

Joice Hasselmann foi apontada como uma das parlamentares mais influentes nas redes sociais, segundo o jornal O Globo https://oglobo.globo.com/brasil/dos-50-deputados-lideres-de-influencia-no-facebook-mais-da-metade-estreante-na-camara-23443204

Quem é o Político 4.0

A habilidade de conectar, comunicar, descentralizar e a capacidade de coletar dados e entregar conhecimento mudou a forma de produção no mundo, também impactou na expectativa da população de modo geral, principalmente com relação à política.

Hoje, parte do exercício da cidadania foi digitalizado. Pessoas utilizam diversos serviços online, usam as redes para expressar idéias e querem acompanhar, em tempo real, as medidas de governos e posicionamentos de representantes.

Mas, quando observamos a relação entre políticos e apoiadores, o formato analógico ainda é predominante. Isso pede uma digitalização imediata, uma revolução que irá separar o “velho” do “novo”.

O Político 4.0 , em mandato ou campanha, utiliza a tecnologia para estar presente, conhecer, engajar e participar sua comunidade. Ele não espera pelo eleitor, ele conquista apoiadores. Ser acessível passou a ser uma premissa para a vida pública, uma condição incontestável.

Matteo Salvini, o político italiano midiático e popular.

Conectar, comunicar, descentralizar, coletar dados e entregar conhecimento.

A transformação 4.0 não pediu licença para mudar as formas de produção e trabalho, o mesmo acontece na política. Silenciosamente a confiança e apoio a lideranças migra para aqueles que estão atuantes nas redes sociais e surpreende nas urnas.

Os recentes eleitos, no Brasil e no mundo, estavam em plena atividade nas redes sociais 3 ou 4 anos antes da eleição e seguem da mesma forma após o pleito.

A persona digital do político deixou de ser algo a mais, para ser a fonte mais importante de informações para a população. A última eleição mostrou que os políticos que são mais ativos nas redes ganharam maior relevância.

APPCívico é uma empresa que também atua junto com políticos, em mandato ou campanha, digitalizando a atuação política. Fale com a gente! Mande um email para contato@appcivico.com

--

--

Fefa Costa
AppCívico

Jornalista e observadora da democracia. Especialista em campanha e política digital.