Vai comprar um carro usado? Confira dicas importantes antes de fechar negócio.

Fechando negócio após comprar um carro usado.

O preço de um carro zero quilômetro vai muito além do que muitos estão dispostos a pagar, por isso a compra de um carro usado é a solução para muitos, porém nessa hora, grandes dúvidas surgem. O que deve ser checado na hora de comprar um carro usado? Confira agora dicas importantíssimas para não sofrer consequências no futuro que podem doer no seu bolso.

FAÇA UM TEST DRIVE

Para começar, é importante que faça um test drive para ter uma primeira impressão do veículo. Ande alguns quilômetros e repare quais são os pontos positivos e negativos que o carro apresenta nos primeiros momentos. Aproveite também para questionar o vendedor sobre qualidades e defeitos que o veículo apresenta.

QUESTIONE

Em caso de uma venda particular, pergunte ao dono o motivo da venda. Pergunte também se ele tem alguma avaliação documentada com todo o histórico de manutenção do veículo. Questione se o modelo passou por todas as revisões necessárias e etc.

LEVE UM MECÂNICO COM VOCÊ

Uma dica importantíssima é levar um mecânico de confiança para analisar toda a parte técnica do carro, conferir se tudo está em boa forma e te alertar sobre possíveis problemas que o veículo possui. Como por exemplo se o carro sofreu alguma colisão grave ou enchente, e muito mais.

Junto com o mecânico confira também:

  • Todos os itens de segurança obrigatórios, macaco, chave de rodas, triângulo e estepe.
  • Verifique se há folga no pedal de freio.
  • Confira como o veículo se comporta quando passa em um buraco.
  • Examine os pneus.
  • Procure por pontos de ferrugem na lataria do veículo.
  • Averigue o assoalho do carro e veja se há vazamentos.
  • Observe o aspecto dos estofamentos.

É de grande importância também que o mecânico participe do test drive.

COMPARE

Procure por modelos iguais ao que você pretende comprar na internet e compare os preços, para saber se o sugerido pelo seu vendedor não está muito abusivo ao que é exigido pela maioria dos demais. Caso esteja, questione e faça um novo acordo sobre o preço do veículo. Caso esteja muito abaixo do que pesquisou, desconfie e confira tudo o que é necessário, tanto na parte técnica quanto na parte burocrática.

DOCUMENTAÇÃO

É de extrema importância conferir se o carro não possui pendencias, portanto confira:

  • Se não há multas a serem pagas.
  • Se o IPVA está em dia.
  • Se o carro não é roubado.
  • Se o chassi é o mesmo que possui no documento do veículo.
  • Confira se o veículo está no nome do vendedor.

Tudo isso você pode conferir nos seguintes sites

Detran: 
Consulte o site do seu estado, exemplo: http://www.detran.rj.gov.br/
Denatran: 
http://denatran.serpro.gov.br/
Checkauto: 
https://www.checkauto.com.br 
Esse site te dá até 40 informações históricas do veículo como histórico de quilometragem, histórico de roubo/furto, histórico de oferta de leilão, histórico de acidentes e mais, por R$ 44,90. O mesmo também passa informações mais limitadas gratuitamente.

Após conferir tudo o que foi indicado e ter a certeza que o carro está de acordo com o que foi requisitado, você pode comprar o veículo com tranquilidade, mas não esqueça de mantê-lo conservado para evitar futuros problemas.

Show your support

Clapping shows how much you appreciated Appmoove’s story.