2018 disse que vinha e veio.

Ana Carolina Barreto
Apple Developer Academy PUCPR
6 min readApr 3, 2018

O ano já começou agitadíssimo desse lado da porta. Graças à Deusa.

Mudamos um pouco a dinâmica de funcionamento da Academy e tivemos uma série de challenges individuais com 1 semana de duração — Nano Challenges. Fiz um breve apanhado dos pontos mais importantes desse trajeto para mim.

Quem é você?

O que define uma pessoa? Qual é sua personalidade?

Foi assim que comecei o Nano Challenge #1. Eu que sou a menina-conceito e evito fazer qualquer coisa literalmente, levantei uma série de termos que sinto que me representam e a partir disso iria criar um jogo abstrato de 23 fases, uma para cada ano de vida que tive até então. Comecei a prototipar mas logo desanimei com a ideia. Sinto que ano passado trabalhei apenas com SpriteKit e não queria começar esse ano fazendo a mesma coisa. Daí surgiu o “Does it sound like Ana?”: um app-quiz estilo duas verdades uma mentira. Durante o desenvolvimento esqueci de verificar se estava cumprindo todos os requisitos, por sorte estava rs. Consegui exercitar um pouco de design também, apesar de não ter finalizado nenhuma tela como gostaria.

Nano Challenge #1 — Apresente-se

Requisitos: Reusable Views, Auto Layout

Era uma vez uma menina que queria ser programadora.

Ela sempre gostou muito da ideia, mas tinha receio de entrar nessa área, por sentir que não era algo pra ela. Ver outras mulheres programadoras a fez acreditar que era muito possível. Eis que ela está hoje aqui.

A ideia desse era contar uma história e eu fui para uma solução bem fora da curva, mas muito perto do meu coração. Acredito que hoje o meu trabalho é uma parte muito grande de quem sou, e eu tenho muito orgulho dele. Mas não foi sempre assim. Eu raramente me senti pertencendo dessa área tecnológica, por julgamento de outros e falta de representatividade. A minha ideia foi criar uma plataforma onde mulheres pudessem publicar sobre seus projetos — e assim contar suas histórias; e também acompanhar o projeto de outras, muito encaminhando para um app de crowdfunding. Fiquei feliz com o resultado que consegui chegar, apesar de bem cru, esse projeto solidificou muitas coisas sobre desenvolvimento de aplicativos na minha cabeça.

Nano Challenge #2 — Conte uma história

Requisitos: TabBar ou NavBar, Animações, Selectors e Gestures.

Sonhar alto tem que andar junto com executar.

Estudar em Colégio Militar não é garantia de que você será um adulto disciplinado. Principalmente quando você não obedecia nem lá.

“Ajuda para realizar seus sonhos”, o Nano #3, foi o mais conturbado para mim. Comecei com uma ideia muito megalomaníaca e simplesmente empaquei. Abria o Xcode e não conseguia fazer nada. Chorei algumas vezes encarando o código. E ele me encarando de novo. A ideia não falava tanto com meu coração e minha cabeça não queria fazê-la. Não era o momento certo. Não conseguia conversar direito sobre o que estava acontecendo, porque nem eu estava me entendendo. Já completamente atrasada, voltei para o começo.

Quais são meus sonhos? O que faltava para eu alcançar isso?

“Está claro para mim o que quero fazer da minha vida — tanto pessoal, quando profissional. Sinto que me falta disciplina e inteligência emocional para controlar a ansiedade e focar nas tarefas que precisam ser feitas. Minhas ideias costumam ser megalomaníacas, o que me prejudica na hora da execução.” — trecho do processo de ideação

Esse foi o challenge que mais provocou o exercício de auto-conhecimento e reflexão. Fiquei bastante tempo analisando como trabalho e o que funciona para mim. Cheguei a conclusão de que preciso 1 — estar com o objetivo maior sempre em mente; 2 — quebrar em tarefas pequenas, que possam me dar sensação de finalização e maior organização; 3 — usar pomodoro. A partir desses componentes construí o app.

Nano Challenge #3 — Ajuda para realizar seus sonhos

Requisitos: Delegate e DataSource, MVC, TableView ou CollectionView.

Seja a mudança que você quer no mundo.

Ou “como usar desastres pessoais para inventar conceitos de aplicativos”.

Novamente cometi o erro de tentar fazer algo grande demais, me frustrar e me atrasar por isso. Ainda mais do que já estava. Com o requisito de usar CoreML, eu queria fazer algo que fizesse sentido e não fosse apenas mais um reconhecedor-de-objetos. Usando o modelo que reconhece emoções, propus uma rede social em que as pessoas postam selfies e eram indicadas no mapa pelo humor — para criar uma espécie de visualizador global de sensações. Com todo o caos que eu estava sentindo nas semanas anteriores, só queria saber que não estava sozinha. Acredito que nessa semana “conversei” com o Binder — falei por cima o que estava acontecendo e mal deixei ele interagir, não queria muito ficar discutindo sobre, mas só de ele falar que também já tinha passado por isso foi suficiente. Em questão de tecnologia, sinceramente, eu me surpreendi quão fácil foi mexer com CoreML. Nesse challenge ficou gritante pra mim a diferença de nível de skill que eu já tinha alcançado, o que me trouxe um pouco mais de calma.

Nano Challenge #4 — Mude sua vizinhança

Requisitos: MapKit, Core Location, UserDefaults, CoreML

Mantenha-se presente.

As vezes, precisamos parar e olhar em volta, respirar fundo. Abrir mão de projetar o futuro para projetar o presente.

Acredito que esse foi o Nano que fiquei mais empolgada. Já estava pensando na WWDC e como queria muito submeter um projeto com ARKit, caiu como uma luva. AR pra mim é possibilidade de interações inusitadas com ambientes já conhecidos. É uma nova perspectiva sobre aquilo que você já nem vê mais porque seu cérebro já acostumou. Ainda estava atrasada em relação as entregas, mas falar com o Binder mesmo que superficialmente sobre me deixou com uma paz de espírito gigantesca. Mexi bem menos do que gostaria, pois realmente só queria entregá-lo e me "desatrasar". Ainda assim, foi o meu challenge favorito. Adoro 3D e vou entendê-lo.

Nano Challenge #5 — Modificar a percepção da realidade

Requisitos: ARKit

Eu tenho um hábito horrível.

Começar muitas coisas ao mesmo tempo, não saber priorizar e não acabar.

Esse nano apenas não saiu. Juntando o atraso já acumulado com o anúncio da WWDC, sinceramente, não existia possibilidade de não ser assim. Espero conseguir fazê-lo ainda essa semana. Ele será uma extensão do #3.

Nano Challenge #6 — Mude um hábito seu

Requisitos: watchOS

Valeu a pena.

ê ê

Vésperas de iniciarmos o tão temido e desejado Main Challenge, eu me sinto extremamente mais preparada. Além de um grande aprendizado técnico os Nanos mepossibilitaram criar um repertório muito grande de Swift que eu antes não tinha e preencheram diversas falhas no meu aprendizado de desenvolvimento em geral.

Acredito que ano passado não teria a maturidade que tive para aproveitar da experiência. E provavelmente ano que vem aproveitaria uma situaçao dessa ainda mais. Está sendo muito importante para mim me solidificar dentro da Academy como programadora. Não sinto mais que estou tão distante dos outros.

Infelizmente alguns comentários sobre os projeto me foram gatilhos emocionais, que acabaram desencadeando a crise de ansiedade. Não foram comentários maldosos em nenhum nível, só teve uma reação bem forte dentro de mim.

Acredito que tudo que aconteceu só me trouxe mais compreensão sobre mim mesma. Tenho me tornado uma pessoa mais reflexiva e atenta ao meu redor. Essas reflections estão virando quase que um backlog automatico do meu processo criativo, pois as faço constantemente — meu notes tá uma zona. Ando me questionando e me reafirmando ou reconstruindo constantemente e tenho muito a agradecer a todos os que estão caminhando aqui comigo.

Pretendo refinar todos os apps, atualizar essa reflexão com screenshots e disponibilizar o código no GitHub, principalmente para documentação e comparações futuras.

--

--

Ana Carolina Barreto
Apple Developer Academy PUCPR

analista de dados, designer, programadora e problematizadora profissional.