A primeira semana na Apple Developer Academy…

para vocês, lógico, deve ter sido surpreendente. Porém, para nós, do outro lado, os mentores, é o início de um planejamento feito previamente. É hora de ver se idéias que tivemos estão dando certo e revisar esse plano.

E também é tempo de conhecer cada um de vocês. Analisar como se portam nas atividades. Não se enganem, muitas vezes não estamos na linha de frente nas aulas, mas estamos analisando e observando.

E como toda primeira semana, ela é incrível. Todos estão motivados, querendo "mostrar serviço". O cansaço ainda não bateu, os compromissos com a faculdade ainda não começaram, todos acabaram de voltar de férias. É hora de mostrar nossa cultura, reforçar o CBL e tentar fazer com que diversos mundos e pessoas diferentes comecem a se integrar e pensar como um time. Vemos nossos cases de sucesso, temos orgulho de um trabalho prévio e esperamos com isso fazer os alunos acreditarem que é possível tornar seu sonho realidade.

Apple WWDC 2018

Mas, chega de contexto. Minha reflexão pessoal, como educador e mentor de vocês, é que teremos uma turma sem precedentes. Na turma passada, tivemos pela primeira vez designers. Pensamos em criar um conceito, o do devigner, o que não deu muito certo da forma que implementamos. Foi também a primeira turma com designers, e nos surpreendemos com conflitos que, até então, jamais existiram — fruto de ter pessoas com uma forma de pensar muito diferente e de conflito de experiências profissionais diversas.

Várias mudanças foram feitas e agora já começamos a ver os reflexos positivos de nosso próprio aprendizado e dessa experiência: melhores aulas abordando o CBL, atividades de integração mais robustas, escolha de monitores motivados e inspiradores, tudo isso já vem mostrando que o reflexo do nosso trabalho está sendo positivo.

O desafio não está, porém, superado. Teremos um ano de muita auto-crítica, reflexão e, contando com a ajuda de monitores e de vocês, estudantes, tornaremos o academy ainda melhor. E nesse sentido, me sinto bastante confiante.

Não teremos mais o devigner como um papel, mas sua figura mítica não desapareceu. Na verdade, evoluiu para o conceito do "Apple Developer", que passou a ser um objetivo a ser atingido. Uma pessoa que tem sua especialidade (seja em design, desenvolvimento ou em negócio), mas que também tem abrangência e, ao mesmo tempo, sabe seguir a máxima de Sócrates:

Socrates (469 a 399 AC)

Esse auto-conhecimento, será viabilizado pela Learning Journey de cada um.

Mas… com que eficiência conseguiremos atingir esse objetivo? Será que o novo método será invasivo demais? Como manter todos motivados até o final? Como deixar claro para o aluno em que ponto está nessa jornada de aprendizado, sem que ao mesmo tempo o controlemos ou o desmotivemos São tantos questionamentos!

Mas, vamos lá! A jornada pode ser complexa, mas é ao mesmo tempo é muito empolgante!

--

--