Apple Developer Academy — Primeiro ano completo

Rodrigo L Guimaraes
Apple Developer Academy PUCPR
3 min readDec 4, 2017

Estava extremamente animado para entrar na Apple Developer Academy (que quando entrei ainda se chamava BEPiD), e nesse post faço uma análise do que faltou, o que foi como eu esperava e, principalmente, o que superou minhas expectativas com relação a estudar na Apple Developer Academy.

O que faltou

Designed by Freepik

Resolvi começar com as coisas que me desapontaram, porque tem bem mais coisas que me deixaram feliz e animado, e até o final desse post vocês já vão ter esquecido os problemas. Mas vamos lá: fiquei levemente desapontado com as aulas, pois achei que com o novo formato onde tem designers, devigners e developers existiu uma dificuldade de atender todas as necessidades de aprendizado ao mesmo tempo. No começo principalmente, as aulas eram fáceis demais para quem já tinha uma noção do tópico e difíceis demais para quem nunca tinha tido contato com algo, fazendo com que programadores não entendessem direito os princípios do design e com que os designers tivessem dificuldade em pegar os princípios da programação para experimentar com seus próprios apps. Isto foi melhorando aos poucos, e para o ano que vem espera-se uma melhora ainda melhor, com aulas mais avançadas e voltadas para as pessoas que mais se interessam nos tópicos.

Exatamente como eu esperava

Designed by Freepik

Um pouco pelo que tinham me contado, um pouco por como eu esperava que fosse, várias das minhas expectativas foram atendidas. O ambiente é muito bom para trabalho cooperativo, e você aprende e ensina as pessoas a sua volta. Além disso, temos muita liberdade para criar, experimentar, aprender e publicar, com todo o suporte necessário para esse processo, desde pessoas qualificadas para dar uma mãozinha até recursos que forem necessários para deixar nossos apps incríveis, como a equipe de sound design.

Esse ambiente muito bom para se trabalhar me ajudou bastante a reforçar os conhecimentos de iOS que tinha e hoje já me sinto bem confiante nos meus conhecimentos em desenvolvimento mobile. Fiz vários aplicativos e fiquei muito orgulhoso dos resultados, sendo que o que faltou, ao menos por enquanto, foi fazer um aplicativo grande que eu realmente pudesse transformar em um projeto com marketing e investimento. Essa é a expectativa para o próximo ano: montar uma equipe forte e determinada a terminar um projeto e investir nesse projeto. O main challenge parece o momento perfeito para idealizar, desenvolver e publicar um produto pronto para o mercado.

O que superou minhas expectativas

WWDC photo got from Flickr

A Apple Developer Academy é muito mais que um curso de programação, e sendo assim algumas coisas realmente incríveis aconteceram durante esse ano. Tivemos algumas palestras muito boas sobre tópicos diversos, aprendi sobre coisas que nunca imaginei e que realmente me fizeram melhorar tanto profissionalmente como pessoalmente. Além disso, tivemos diversas visitas de pessoas da Apple nos aconselhando e tendo certeza de que tudo estava correndo bem por aqui, sempre disponíveis para nos ajudar e ensinar. Por fim, tive a oportunidade de participar da Conferência Mundial de Desenvolvedores da Apple em São Francisco na Califórnia, e isso foi simplesmente sensacional e inesperado, algo realmente surreal!

Espero que o ano que vem reserve mais surpresas e momentos especiais como os desse ano :)

--

--

Rodrigo L Guimaraes
Apple Developer Academy PUCPR

#ios #developer #mobile #games #unity3d #programador - Português & English tweets.