Apple Provides You a Whole New Experience

Pedro Francescon Cittolin
Apple Developer Academy PUCPR
3 min readDec 14, 2018

Dois anos depois e eu ainda fico sem nem saber direto como começar uma simples reflexion. Acho que boa parte disso é porque eu sempre me preocupei em deixar registrado da melhor forma possível tudo o que aconteceu nisso o que possivelmente foi um delírio coletivo autointitulado Apple Developer Academy.

Foram dois anos loucos. Dois anos que se encerram hoje, tanto com um gostinho de quero mais quanto com uma sensação de que foi incrível enquanto durou e que talvez o melhor agora seja mesmo dizer tchau. Tipo uma montanha russa, a experiência de estar lá não tem nem como descrever direto, mas já pensou ficar um dia inteiro em uma? Perde todo o sentido.

Sinto que esse é o momento de procurar novos ambientes, novos desafios, conhecer pessoas novas e se jogar de fato nesse mundinho cheio de oportunidades e aproveitar tudo o que ele tem pra oferecer, provavelmente de uma forma que jamais faria se eu não tivesse passado por tudo o que passei nesses últimos dois anos de ADA.

Eu mal tinha começado a minha graduação quando fui selecionado para fazer parte da Academy. Minhas ambições eram baixas, eu nem sabia ao certo quais eram as minhas inclinações ou o que eu realmente gostava de fazer da vida, se o curso que eu estava fazendo era o certo pra mim ou se eu simplesmente tinha a capacidade necessária para estar ali onde eu estava. Minhas preocupações se resumiam em passar em física e cálculo e tirar uma nota boa era o main challenge da minha vida.

How naive.

Encerro esses dois anos de Apple Roller Coaster Experience com uma enorme carga de experiência e conhecimento nas costas. Vou deixar uns links de umas reflexions do verão passado que explicam um pouquinho o porque:

O que todas essas reflexions tem em comum é que elas enfatizam o quanto eu aprendi nesses dois últimos anos. E não só no aspecto técnico da coisa. É claro, não querendo tirar a obvia importância do fato de que eu entrei com 0 conhecimento na área, e hoje em dia eu sou capaz de desenvolver uma infinidade de aplicativos e implementar praticamente qualquer ideia que me surgir na cabeça.

Mas a Academy foi muito mais do isso. Muito. Foram os workshops da Rebecca e do Joel sponsored by Apple™, foram os cost/playdays, foi um prédio inteiro equipado com 16 TVs gigantescas, paredes de vidro e luzes controladas pelo iPad. Foi a liberdade de poder trabalhar em projetos que eu mesmo concebi e ver a coisa acontecendo, sempre com o maior suporte que alguém poderia pedir, o tempo todo.

Foram as pessoas. Ter conhecido tanta gente incrível foi com certeza a melhor coisa que me aconteceu nesses ultimas anos de Academy. Não só aprendi horrores com elas como algumas inclusive acabaram se tornando partes importantes da minha vida. Isso aqui com certeza vai me fazer muita falta:

Fiz umas cagadas, briguei com algumas pessoas, me descabelei tentando cumprir prazos e passei noites em claro desenvolvendo aplicativos (e torrando a bolsa inteira em comida). Se eu pudesse voltar atrás eu não mudaria uma vírgula, foi incrível do jeito que foi.

Muito obrigado a todos os envolvidos. ❤️

--

--