Aprendizado dos Challenges

Davi Pereira
Apple Developer Academy PUCPR
2 min readOct 17, 2017

A trajetória dentro da ADA foi de uma evolução muito significativa. No primeiro Challenge, para chegar até a Big Idea final foi bastante difícil, e tomado bastante tempo. No segundo Challenge, o processo foi mais simples, várias sugestões foram colocadas em pauta e foi bem mais fácil chegar num acordo com o grupo. E agora no primeiro dia de discussão do terceiro Challenge, o grupo já tem uma ideia praticamente definida.

Em ambos os Challenges, as equipes dividiram muito bem os trabalhos, e percebi que isso facilitou muito a implementação, já que não é tão simples e rápido assim para mexer no código de outra pessoa. Além disso, o designer da primeira equipe já programava e conhecia algumas linguagens, fazendo boa parte da programação visual e efeitos; e a designer da segunda equipe era muito pró-ativa, e participou praticamente de todas as partes do projeto.

Nesses Challenges eu ganhei muita experiência com storyboard e constraints, principalmente, mas também com algumas programações back-end. Além disso, trabalhei nos dois projetos com programadores mais experientes, e com eles também tive a oportunidade de explorar áreas novas da computação pra mim.

Acredito que as chaves para um bom resultado num curto período de tempo são, principalmente: cortar o escopo do projeto quando necessário, entregando o necessário para o aplicativo ficar pronto, e só depois acrescentar as features desejadas; dividir o trabalho de modo que não haja muita dependência entre os integrantes do grupo; e explorar as diferentes habilidades de cada membro da equipe.

--

--