Aprendizagem por desafios, nano-desafios

Rodrigo L Guimaraes
Apple Developer Academy PUCPR
3 min readApr 4, 2018

A Apple Developer Academy é um local com métodos bem peculiares de ensino, todos muito baseados no auto-aprendizado com pessoas pra te dar suporte em suas dúvidas mais específicas, mas sem te dar muita aula expositiva. Esse é meu segundo ano lá, e a filosofia de ensino mudou um pouco. Nessa primeira parte, fomos introduzidos aos nano-challenges: fazer um aplicativo completo (ou quase) toda semana. Sendo assim, na segunda-feira recebíamos um tema e um conteúdo mínimo a se trabalhar no aplicativo, e na sexta feira (ou na outra segunda) a gente tinha que ter um protótipo rodando no iPhone/iPad/Apple Watch.

Meu veredito TL;DR: Dá certo! Mas acho que deveria ter sido feito antes, quando ainda estávamos mais crus.

Meu veredito mais completo: nós tivemos um ano onde aprendemos muito uns com os outros, tivemos aulas expositivas, fizemos quatro grandes challenges, desenvolvemos aplicativos completos que foram para a Apple Store. Muitas vezes, durante esse processo, me senti meio inseguro sobre alguns conhecimentos ou esbarrei em algumas dificuldades, e superá-los me fez crescer em conhecimento na plataforma. Mas mesmo assim, senti que poderia ter sido melhor acompanhado no começo, se eu tivesse uma mão pra segurar durante os primeiros passos a minha evolução seria menos turbulenta. Dessa forma, acho que os nano-challenges fariam muito sentido sendo feitos no começo, mas me agregaram pouco no estágio que estou. É claro que agregou, mas não tanto quanto poderia.

Sobre o que fiz: foram vários desafios, não vou falar sobre cada um deles, só citar alguns que achei interessante.

Comecei com um aplicativo de apresentação de mim mesmo, e foi legal porque estava bem animado em voltar as aulas depois das férias. O resultado ficou interessante e compartilhei no GitHub.

Tivemos também um desafio de Storytelling, no qual eu passei muito mais tempo montando um conceito do que implementando. Adorei o meu conceito final: Deus controla o mundo com seu iPad, você é um anjo e tem que ajudar atendendo ou não as preces de uma pessoa. Não tem muito pra mostrar porque foi quase a semana inteira escrevendo a história, mas foi um exercício bem legal de criatividade.

Nos outros challenges aprendi algumas coisas interessantes como lidar com o Apple Watch e dar os primeiros passos em CoreML e ARKit.

Com o CoreML inclusive eu fiz um dos aplicativos que achei mais criativos e ficou mais terminado: é te dada uma foto de um monumento, e você tem que marcar no mapa onde esse monumento fica. Depois disso, um algoritmo chuta onde esse monumento fica. Por fim, você e o algoritmo são comparados para ver quem é melhor em geografia. Me orgulhei muito do meu design também:

Algumas imagens do nano de CoreML

Conclusão: acho que o modelo de aprendizado por nano challenges deve ser mantido para a próxima edição da Apple Developer Academy, ele é capaz de te dar bastante autonomia e você aprende muito no processo, ainda mais com um escopo definido de quais ferramentas usar. Apesar disso, ele certamente deveria ser usado mais cedo no curso.

--

--

Rodrigo L Guimaraes
Apple Developer Academy PUCPR

#ios #developer #mobile #games #unity3d #programador - Português & English tweets.