Bittersweet

Giovana Gamboa
Apple Developer Academy PUCPR
5 min readDec 13, 2018

2018 foi um ano de ”fins”. Bons fins, diga-se de passagem, mas fins sempre carregam um sentimento estranho, pois todo fim implica em um novo começo, que nem sempre é fácil ou confortável.

O ano começou com o fim da faculdade, e junto disso o começo do (desemprego) drama do ”e agora?”. E em um combo infeliz, também vislumbrava o final do Academy, que me tirava ainda mais o chão das coisas que me foram por anos (5 anos?) confortáveis e familiares. E eu, no meu péssimo hábito de sofrer por antecedência, já fazia um alfabeto inteiro de planos pra quando tudo acabasse.

Mas apesar do meu pessimismo habitual, o ano foi cheio de felizes surpresas, justamente nas coisas em que eu mais me preocupava. Vou poder continuar estudando ano que vem, consegui um emprego legal, e tive experiências incríveis, coisas que me deixaram mais confiante (e menos pessimista) e mostraram que tudo que eu fiz, especialmente nesses últimos 5 anos, valeram a pena.

E a Academy provavelmente teve o papel importante mais importante nisso tudo. Conseguir entrar na Academy já foi um feito, depois da frustração das outras tentativas; e os dois anos foram de muito aprendizado. Admito não foi o tipo de aprendizado que eu esperava quando entrei, não sai uma programadora foda para caramba (na verdade nem programadora), mas me transformei de uma pessoa que morria de ódio toda vez que ouvia a frase ”trabalho em grupo” para alguém que não consegue fazer mais nada sem pedir opinião/ajuda de terceiros, o que me deixou muito mais ~sociável, aberta a críticas e a troca de ideias do que antes.

sdds de como meu cabelo ficava na Califórnia

E melhor de tudo, pra fechar o ano com chave de ouro, a oportunidade que eu tive de ir para a WWDC foi de longe a melhor experiência da minha vida. Conseguir ganhar um concurso em uma área que eu não dominava já seria maravilhoso o suficiente, se ainda por cima não fosse acompanhada de um viagem internacional e a chance de conhecer pessoas incríveis ( e inclusive me conhecer melhor, por que nada melhor para isso do que ser jogada em outro país, com outra língua, para descobrir que você consegue se virar sozinha). E digo que foi um fechamento com chave de ouro do ano porque tudo a.WWDC foi deixado de lado tamanho a ansiedade, e tudo d.WWDC perdeu um pouco da graça por causa da comparação injusta.

Agora começando o que interessa, foi nesse clima de êxtase pós WWDC que comecei o Main Challenge. Apesar de uma equipe que eu não trocaria por nada, o começo não foi dos melhores, estávamos bem confusos e perdidos, e sentindo uma pressão bem grande (tanto externa quanto interna) sobre como deveria ser o resultado final do nosso Main Challenge. Então acabou não sendo um dos Challenges mais organizados que tivemos, mas a verdade foi que quando paramos de nos preocuparmos com a organização e planejamento, e mais sobre o que o grupo, e cada um individualmente queria, que as coisas começaram a caminhar melhor. O problema inicial é que nos colocamos vários obstáculos logo no início: o nosso grupo surgiu, além do motivo de todos já terem trabalhado juntos muito bem, da vontade de NÃO fazer um jogo, e várias outras limitações técnicas, de gosto, etc. É, honestamente acho que nem eu sei mais o que aconteceu para acabarmos fazendo um jogo, mas acabou sendo a ideia que mais nos aproximou como grupo sem deixar de lado as vontades pessoais de cada um. Mas o que realmente importa é que no meio dessa zona toda saiu o Sátira!, um projeto do qual vou sempre me orgulhar.

In Sátira, you are a independent journalist. Your job is to collect, organize and strategize the best news for your newspaper. Start your day playing fun mini games to collect fresh news, but be careful and make sure they are “always” reliable. When the day is over, its time to design your pages. Plan out which are the best choices for your publication: do you want to profit from polemic not-so-real news or are you more concerned about the naked truth? In Sátira, you are a independent journalist. Your job is to collect, organize and strategize the best news for your newspaper. Start your day playing fun mini games to collect fresh news, but be careful and make sure they are “always” reliable. When the day is over, its time to design your pages. Plan out which are the best choices for your publication: do you want to profit from polemic not-so-real news or are you more concerned about the naked truth?

Sátira! começou a realmente ganhar forma quando começamos a nos desprender das nossas próprias barreiras e neuras, e começamos a ver como uma oportunidade de experimentar as técnicas/vontade/gostos que só na Academy teríamos oportunidade de testar sem nenhum (ou quase) impedimento. Foi nessa vontade de experimentar junto com o nosso (Eu+Julia) desgosto por desenhar assets que esse design maravilhoso saiu (com toda a humildade, mas quando vejo essa logo fico maravilhada (foi a Júlia que fez, então não sou tão narcisista assim)). Também foi dessa liberdade que saíram diversas ideias de mecânicas e minigames que foram feitas, testadas, refeitas, jogadas foras, refeitas de novo, e interfaces perfeitamente programadas pelos programadores mais condescendentes e fodas da Academy (Rodrigo+Thiago).

Esse provavelmente foi a reflexão mais mal escrita que eu já fiz nesses dois anos (desculpa Binder), que com certeza mereciam um desfecho melhor. Mas foram muitas coisas e acontecimentos importantes e simultâneos para serem condensados linearmente em um texto. Mas enquanto escrevo, e penso no Eu de dois anos atrás, noto que muito mais coisas mudaram do que havia percebido antes. E a mudança mais incrível foi que, sim, o que eu vou mais sentir falta da Academy são as pessoas, e não, eu nunca falaria isso à dois anos atrás.

Mas é isso, chegou ao fim.

Um ótimo fim.

--

--

Giovana Gamboa
Apple Developer Academy PUCPR

Oi! Sou uma Product Designer apaixonada por resolver problemas através da tecnologia.