Desenvolvimento e desafios

Acredito que a aplicação mais usual da palavra "desenvolvimento" esteja relacionada a evolução, pois criar algo a partir de uma simples ideia não significa ter em mente um produto pronto. Quando o desenvolvimento do produto de uma ideia começa ele pode mudar complementamente, desde o ínicio ao fim.

No Apple Developer Academy (ADA), houveram desafios referentes a produção de um produto com o foco na solução de um problema,não necessariamente algo comercial ou específico de um nicho de mercado, mas principalmente relacionado a uma ideia que precisou ser "evoluída".

Nos desafios que já aconteceram, em todos os casos que tive presente, os integrantes das equipes tiveram a capacidade de ouvir a opinião do colega, assimilar, sintetizar e dar a prórpia opinião sobre os temas que iam surgindo nos brainstorms. Além deste ponto positivo, houve a cooperação dos colegas de outras equipes, que sempre contribuíram para a maturação da big ideia escolhida.

Como ponto negativo, foi que em alguns momentos a definição de escopo dos projetos tomava proporções ÉPICAS demais para o tempo disponível, que já era bem curto para qualquer projeto. Outro ponto negativo foi a falta de um gerenciamento mais robusto dos projetos, que se fosse realizado da maneira mais adequada poderia tornar o tempo curto em não tão curto.

Enfim, estas características gerais são as mais sentidas por mim ao longo do curso, que no caso dos pontos negativos, poderiam ter sido amenizados com (quem sabe) mais comunicação com os colegas de equipe.

Like what you read? Give José Gusthavo Soares a round of applause.

From a quick cheer to a standing ovation, clap to show how much you enjoyed this story.