Developer Academy in a Nutshell

Nesta última reflection, tentarei sintetizar minha experiência dos últimos dois anos.

Eduardo Zmievski
Apple Developer Academy PUCPR
3 min readDec 13, 2018

--

No início de 2017, ao ingressar no programa que ainda era conhecido — mas não muito — pela alcunha de BEPiD, meu contato com design digital, ambientes de desenvolvimento e linguagens de programação era muito vago e distante, como boa parte de meus colegas designers na época. Nesse sentido, mergulhar de cabeça nesse admirável mundo novo foi uma experiência intensa e empolgante, ao passo que aumentou ainda mais uma sensação bastante frequente de que estou numa corrida e sempre muitos passos atrás dos demais. Esse sentimento de atraso entretanto não me desanimou, mas pelo contrário: me motivou a todos os dias a buscar conhecimento e me aperfeiçoar, e passo a passo, aprender cada vez mais.

Ainda não estava satisfeito com o resultado de meus trabalhos, mas sinto que devo entender que isso será uma constante em minha vida. Ao final do mesmo ano, que passou tão rápido quanto uma prova de 100m rasos, me percebi com uma visão de design totalmente diferente da que tinha antes: mais ampla e atenta.

2017 a 2018

Já 2018 foi similar a uma maratona: o main challenge foi um desafio de menor intensidade, porém exigiu muito mais fôlego e resistência. Acredito que apesar de não estar totalmente satisfeito com os resultados dos jogos que publicamos como Pororca.studio, a postura da equipe foi essencial para nos mantermos focados e constantes, sendo o aprendizado contínuo nosso maior resultado final:

Aprendemos a controlar nossas expectativas e reduzir o escopo; Aprendemos o valor de conhecer e testar com nossos players — ou usuários; Quebramos a cabeça por muitas hora para entender os melhores modelos de monetização e boas práticas para publicação; Aprendemos a captar e analisar métricas e analytics pós-publicação, e por último mas não menos importante, aprendemos a dar um passo atrás, revisitar nossos projetos e fazer uma análise sincera. A partir disso, descobrimos onde e como erramos, e aprimorarmos no próximo update ou no próximo produto.

Ao final deste ano de 2018, tendo encerrado o ciclo como aluno da Apple Developer Academy, posso dizer que não mais me sinto atrasado. Não que eu tivesse alcançado alguém, pois na verdade aprendi que essa corrida nem sequer existe, e que cada um abre seus próprios caminhos e o faz em seu ritmo. Esta experiência de dois anos foi muito importante para mim, pois aqui eu descobri o designer que quero ser, e foi o primeiro passo para esta nova etapa de minha carreira. As vivências que tive e as pessoas que conheci aqui me transformaram e acredito que cresci também como pessoa, aprendendo a lidar em situações diversas mas sempre buscando absorver estas experiências de forma construtiva. Agora, ao final de 2018 me sinto físico e mentalmente cansado por diversos motivos além da Academy, mas acredito que agora tenho uma visão diferente do ano anterior: está um mais calejada, porém focada e objetiva.

vibe para 2019

Por fim, tenho muito que agradecer pela oportunidade de participar deste programa, e também pelo que aprendi com todas as pessoas que fizeram parte dessa caminhada. 🙏

--

--