LUDIS: Do Zero a um App

Milena Caldas
Apple Developer Academy PUCPR
8 min readOct 31, 2022

Todas as etapas que tomamos para chegar ao nosso Release Candidate.

Em meados de 2022 uma equipe inesperada surgiu na Apple Developer Academy de Curitiba. Apresentados com o desafio de desenvolver um "killer app" em apenas alguns meses, eu e meus colegas Pedro Soares, Natalia da Rosa e nosso mentor Bruno Pastre nos reunimos e indagamos: onde podemos agir para obter impacto real na vida de alguém? E foi assim que essa primeira versão do nosso app surgiu.

Qualidade, acessibilidade e profissionalismo. Isso é o LUDIS.

LUDIS é um aplicativo de gestão esportiva que busca tornar ferramentas profissionais acessíveis a times das mais diversas escalas. O objetivo do app é trazer artefatos já conhecidos e utilizados no mundo esportivo — como pranchetas, calendários e análises de treinos — a um só lugar.

Mas como fizemos esse primeiro app acontecer?

Enter LUDIS

O início do processo de desenvolvimento do app foi fomentado por levantamentos gerados durante nossa fase de pesquisa. Após analisar o mercado de ferramentas esportivas, observamos que essas não eram de fácil uso para a grande maioria — principalmente tratando-se do público brasileiro. Categorizamos então os principais empecilhos desses sites e apps e chegamos a conclusão de que os problemas poderiam ser resumidos, em sua grande maioria, em paywalls elevadas e interfaces complicadas. A falta de acessibilidade desses softwares para o mercado internacional é evidente — muitos foram desenvolvidos apenas para países específicos e seu uso fora deles se torna inviável por uma barreira linguística ou muitas vezes até barrado por questões legais.

Com essas descobertas, nossa questão foi levantada:

Como podemos tornar o acesso a ferramentas de cunho profissional mais acessível ao grande público?

Parte da nossa pesquisa analisando similares e categorizando suas funcionalidades

Delimitamos então as funcionalidades que gostaríamos que fizessem parte do nosso app, queríamos que ele fosse o mais completo possível. Traçamos um perfil de usuário e a jornada que ele teria dentro do LUDIS, delimitamos telas, criamos novas funcionalidades e chegamos ao nosso aplicativo ideal.

LUDIS iria contar com uma página de playbook para desenvolvimento e estudo de jogadas, uma ferramenta de análise de vídeo, feed e chat da equipe e um calendário de treinos e eventos. Nossa ideia foi criar um ecossistema completo onde técnicos e equipes pudessem se conectar e crescer juntos. Nessa etapa também estabelecemos quais features seriam o diferencial do nosso app e como iríamos monetizar o LUDIS.

Board do FigJam delimitando nossas features

Tendo tudo isso em mente, seguimos para a parte que mais nos engajava: o desenvolvimento!

Nosso processo de criação foi extremamente cíclico — isso graças ao uso do CBL ou Challenge Based Learning. Começamos trabalhando de maneira mais intuitiva, trabalhávamos no que mais nos motivava naquele momento, então num dia fazíamos wireframes e no seguinte estávamos fazendo naming. Para um início de projeto, acredito que isso foi essencial para o desenvolvimento de confiança entre os membros da equipe e apego pelo app que estaríamos desenvolvendo pelos próximos meses.

Mesmo trabalhando de maneira mais fluida, sempre priorizamos certos pontos que considerávamos imprescindíveis. Desde o começo, todas as nossas interfaces foram pensadas com acessibilidade em mente. Seguimos os parâmetros delimitados pela HIG da própria Apple e todas as cores, fontes e imagens utilizadas passaram por testes de visibilidade tanto de cor quanto de tamanho.

Primeiras Wireframes desenvolvidas para o app

Foi nesse momento que o nosso maior inimigo foi descoberto…

O escopo.

Uma tempestade em copo d'água

Foi através de muitas conversas, discussões e feedbacks que chegamos a uma conclusão: o que queríamos fazer simplesmente não era viável no tempo que tínhamos. Então tivemos que simplificar nossos planos.

Surgiram então as questões: Qual o nosso diferencial? Qual feature podemos desenvolver com maior qualidade? O que vai vender nosso app?

Esse foi um momento conflituoso para o nosso grupo, afinal, o que nos motivava era fazer o app mais completo possível para suprir todas as demandas que encontramos no mercado e agora precisaríamos cortar grande parte do que havíamos proposto. Como fazer isso?

Diálogo. Essa foi a ferramenta necessária para mover nossa equipe. Conversamos muito com nossos mentores da Academy, nossos colegas e entre a equipe e, por fim, decidimos que iríamos focar numa só feature — nosso playbook — e deixá-la o mais completa possível.

Uma nova etapa de desenvolvimento.

Agora é pra valer.

Tendo todos os dados que havíamos coletado, nossos estudos prévios, wireframes, identidade visual e ideias a serem desenvolvidas, começamos uma nova etapa de desenvolvimento que viria a dar a luz ao que conhecemos por LUDIS hoje em dia.

Analisamos em equipe nossa feature de playbook e delimitamos tudo o que precisava ser feito para que ela constasse com um arsenal completo de ferramentas e funcionalidades. Testamos novos ícones, cores e layouts, sempre mantendo em mente o nosso pilar de acessibilidade. Durante esse processo também foi criado o nosso Design System que permitiu que o design estivesse sempre um passo à frente da programação, assim agilizando o processo de desenvolvimento.

Começamos o nosso caminho novamente quase do zero. Fizemos novas pesquisas e análises de concorrentes, redefinimos a jornada do usuário dentro do nosso aplicativo, reavaliamos funcionalidades, definimos prioridades, refizemos wireframes, colhemos feedbacks com nossos mentores e assim o novo LUDIS começou a tomar forma.

Wireframes de alta fidelidade

Isso tudo nos permitiu criar uma funcionalidade completa para o LUDIS. A redução de escopo foi essencial para que o nosso Playbook fosse o tão completo quanto é hoje.

Assim chegamos à parte tão esperada:

O Playbook

Criando a nossa jogada

Sendo uma essa versão digital da tradicional prancheta de treinador, o playbook permite a criação e customização de jogadas. Delimitamos para essa primeira versão do app o Futebol Americano como o esporte a ser trabalhado. Fizemos isso pois nosso programador, o Pedro, é jogador, técnico e possui muito conhecimento sobre o assunto e contatos na área. Desenvolvemos então presets pensados para o esporte em meio a tornar o uso dessa feature o mais simples, prático e rápido possível — usamos imaginário e textos comuns no meio esportivo visando uma maior familiarização do usuário com a interface.

Telas retiradas da interface

Depois de desenvolvida, a ferramenta de playbook passou por testes de usabilidade internos e externos. Desenvolvemos um roteiro a ser aplicado em três participantes que se encaixavam nas personas que desenvolvemos para o uso do app: Uma pessoa que não tem nenhuma familiaridade com desenho de jogadas, uma pessoa que já trabalhou com o desenho de jogadas mas não faz o uso disso no seu cotidiano, e uma pessoa que trabalha diariamente com isso.

Os feedbacks obtidos nos testes foram em grande parte positivos. Observar os usuário fazendo o uso da plataforma nos permitiu ver pequenos erros que a nós pareciam óbvios mas que para alguém que nunca tinha usado nossa interface podiam ser empecilhos. Mudanças foram feitas — em grande maioria se tratando de UI — e conseguimos enfim concluir essa função do nosso app.

Telas do Menu — Playbook

Novas Telas

Publicando o App

Tendo concluído nosso objetivo de criar uma funcionalidade completa para o nosso app, passamos ao desenvolvimento de novas telas necessárias para a navegação do aplicativo e publicação na AppStore.

Voltamos então na nossa primeira jornada do usuário e definimos quais features precisariam ser desenvolvidas para fortalecer a usabilidade do app. Também levamos em consideração a complexidade de desenvolvimento dessas novas interfaces e assim conseguimos priorizar as novas telas a serem criadas.

Delimitamos as telas de maior importância como sendo a de login e perfil da equipe/usuário por ambas estarem conectadas e serem diretamente relacionadas com a nossa meta de gerar um ecossistema para a equipe.

O design das telas seguiu sem maiores complicações — a existência do Design System permitiu que as interfaces fossem feitas de maneira padronizada e eficaz; como tudo já havia sido previamente testado em questão da acessibilidade, alterações foram mínimas e wireframes passaram rapidamente de baixa para alta fidelidade.

Vale reforçar que todas as telas foram pensadas visando obedecer às guidelines sugeridas pela Apple.

Exemplos das telas de Login e Perfil implementadas no App

Marketing

Seja bem vindo, GOATIE!

Uma das etapas na qual nos encontramos atualmente é o desenvolvimento da nossa campanha de marketing. Queremos que o LUDIS chegue às pessoas que realmente se beneficiarão do seu uso e para isso precisamos torná-lo conhecido.

Com base nas pesquisas realizadas lá no começo do processo, resolvemos que iríamos adotar uma estratégia muito comum no universo esportivo: O mascote!

GOATIE: o mascote da equipe LUDIS

Tomando como base o título GOAT — Greatest Of All Times — criamos o mascote da equipe LUDIS, a cabra GOATIE. Ele será o responsável pela comunicação externa do aplicativo e da fidelização de possíveis clientes por meio das redes sociais.

Gerando prospecção passiva, usaremos o Instagram como uma ferramenta de comunicação do GOATIE com o público em meio a estabelecer um vínculo afetivo do usuário com o mascote. O propósito da página será mais do que apenas divulgar o app mas também criar uma comunidade que se interesse por assuntos esportivos. Os posts criados são de caráter de entretenimento e incentivam o público a dialogar entre si. A publicação da página está em andamento e posts e legendas estão sendo desenvolvidos a fim de adiantar o conteúdo a ser publicado.

Estamos planejando postagens relacionadas a eventos internacionais — Como a Copa do Mundo de Futebol — e às comunidade locais #FABRDAY.

Alguns posts desenvolvidos para o Instagram

Do Presente ao Futuro

Ainda temos muito a oferecer

No momento o nosso Release Candidate se encontra disponível para download na AppStore e nosso Instagram está no ar! Mas estamos longe de parar por aqui!

Continuamos testando e buscando melhorar a nossa funcionalidade de playbook, fazendo novos testes e aprimorando novas features. Nossa atual meta é expandir o app para novos esportes em equipe e implementar a feature de calendário.

LUDIS está em constante crescimento e queremos compartilhar isso com vocês! Fiquem ligados para não perder o que está por vir.

Instagram do GOATIE

Concluindo

Mas já?

Desenvolver um app não é brincadeira. São muitos altos e baixos mas com uma boa comunicação e uma equipe dedicada isso se torna sim possível.

A Equipe LUDIS convida vocês a baixarem a primeira versão no nosso App na AppStore para que possam fazer parte dessa jornada com a gente! Aceitamos — e contamos — seus feedbacks e nos colocamos à disposição para tirar dúvidas tanto sobre o app quanto sobre o nosso processo de criação!

"BE YOUR GREATEST" — GOATIE

Telas do LUDIS na AppStore

--

--

Milena Caldas
Apple Developer Academy PUCPR

Graphic Designer | Freelancer | UX Research Enthusiast | Big-time Bookworm | Degree in Graphic Design at UFPR | Ex-alumni of the Apple Developer Academy