Entre trancos, barrancos e alguns acertos

Eduardo Zmievski
Apple Developer Academy PUCPR
2 min readOct 16, 2017

Difícil lembrar dos challenges anteoriores, nem parece que faz menos de um ano desde que ingressei nessa rotina maluca, mas posso tentar cavar fundo na memória e desenterrar alguns pontos positivos e negativos dos challenges de 2017 e quem sabe tirar algumas lições para os próximos.

Começando com os pontos negativos, acredito que em alguns projetos eu simplesmente desanimava ou não acreditava na idéia como o restante do grupo, e simplesmente me deixava levar fazendo o necessário para que ainda funcionasse, mas faltava o TESÃO que em outros projetos era até demais. Outro ponto difícil foi lidar com tarefas e demandas que não dependiam somente de mim (pois essas eu me garanto) mas que era necessário às vezes cobrar de outros algum avanço ou esperar para poder analisar os resultados e refinar o projeto. Creio que poderia agir mais no sentido de gerenciamento do projeto, que em quase todos os momentos foi um processo não muito hermético, e atrapalhava na determinação de prazos e tarefas.

Já os pontos que acredito que mandei bem foram naqueles projetos que pude ter um diálogo mais aberto e criativo com os outros integrantes da equipe. Quando pudemos conversar mais e as idéias se alinhavam, o trabalho fluía. Percebi que sempre estive muito próximo dos desenvolvedor de front-end, aprendi muito com eles e espero que eles também comigo. Acredito que tenho uma boa capacidade de ouvir opiniões e críticas sem me ofender, somando essas ao projeto e o aprimorando. Não tenho tanto apego aos projetos, e acredito que em algum ponto eles criam vida própria e a vida segue seu rumo, independente das minhas intenções ou gostos particulares.

Por fim, acho que para os challenges que virão, posso tentar melhorar meu diálogo com os integrantes do grupo além do front-end, e quem sabe ser mais rigoroso quando ncessário, principalmente no que tange ao cumprimento de metas e prazos. Também tenho muito que aprender sobre desenvolvimento de interfaces e usabilidade num sentido mais prático, levando em conta mais o feedbacak dos usuário que a minha opinião ou a dos membros da equipe.

--

--