Experiência com o Discord como ferramenta de comunicação diária

Tudo que acumulamos sobre o Discord na migração do ambiente presencial para remoto

Mariana Lech
Apple Developer Academy PUCPR
5 min readSep 27, 2021

--

Depois de quase um ano de pandemia, nós (mentores e mentores juniores) aceitamos o desafio de recepcionar uma nova turma da Apple Developer Academy em um ambiente completamente remoto e sem previsão de retorno. O espaço físico, que antes era um grande aglutinador da cultura da Academy, perdeu seu uso e o ambiente remoto precisaria ser tão caloroso e amigável quanto o pequeno prédio disponível para nós da PUCPR. Além disso, a ferramenta online precisaria servir como forma de acompanhamento do desenvolvimento de projetos dos alunos.

Ilustração. Vários animais conversando por chamada de vídeo, três deles estão em uma interface de desktop e um, está em um celular. Todos estão fazendo atividades cotidianas
Ilustra do próprio Discord

Dentre idas e vindas, escolhemos o Discord como ferramenta diária de comunicação e, depois de quase um ano de uso intenso, estão reunidos nesse artigo vários aprendizados que nos ajudaram a construir um ambiente acolhedor e organizado para recepcionar os estudantes.

Desafios: criar um ambiente acolhedor ao mesmo tempo que conseguir acompanhar o desenvolvimento dos estudantes.

Estrutura geral de canais e espaços

A Academy nunca foi um ambiente formal, mas ao mesmo tempo, sempre foi um ambiente propício para o desenvolvimento técnico e interpessoal de estudantes e mentores. Desde o início, sabíamos que o nosso servidor no Discord deveria proporcionar a integração e momentos de diversão corriqueiros mas também proporcionar espaços de concentração e desenvolvimento. Além disso, gostariamos de dar um gostinho de como funciona o prédio físico da Academy, já que os alunos ainda não o conhecem.

Para quem não conhece, o Discord é montado em uma estrutura de servidores, sessões e canais. Fazendo analogias, o servidor é o "local", no caso o Apple Dev Academy PUCPR. As sessões são separações, como se fossem cômodos ou ambientes. Dentro de cada sessão existem os canais, que podem ser de voz ou texto.

Print da interface do Discord da Academy. O canal mostrado é o "off-topic", e organizados verticalmente estão 9 canais com os nomes: bate-papo, bom dia, bots, celebrações, pets, clube-do-enigma, redes, englishhour, musicas
Sessão Off-Topic

Começamos criando sessões que nos ajudaram a separar os ambientes digitais. A sessão #🍎Academy, por exemplo, contém canais que simulam os espaços físicos, como sofás e ilhas e também canais de dúvidas técnicas, comemorações e sugestões. Já a sessão #OFF-Topic, contém canais para bate-papo, memes e fotos de pets.

A sessão chamada #infos-oficiais é basicamente um local no qual postamos avisos gerais e obrigatórios. Além disso, construimos uma sessão exclusiva para os mentores (#🔒mentoria), a qual compartilhamos materiais de workshops e preparamos atividades sem os alunos terem acesso.

As possibilidades de estruturação do servidor foram pontos decisivos que levaram à adoção do Discord. A montagem dos canais e sessões deram senso de organização, ao mesmo tempo que permitiram que 50 alunos e 12 mentores continuassem mantendo contato, assim como era no presencial, mesmo que, muitas vezes, de forma assincrona.

Dicas

A seguir, alguns tópicos que fizeram a diferença na montagem do servidor da Academy:

  1. Organização e boas práticas: desde o início, os participantes do canal foram instruidos com materiais sobre boas práticas e canais com funções específicas (entregas, arquivos, cargos…). Isso ajudou a manter uma rotina de organização e criar uma cultura de funcionamento.
  2. Os cargos são nossos amigos: os cargos dão senso de pertencimento aos participantes, estimulam trocas, e ajudam a manter a organização. No caso da Academy, foram criados cargos de ajuda para design e desenvolvimento e estes ficaram livres para que os estudantes que quisessem pudessem adiciona-los em seus perfis. Toda vez que um estudante precisa de ajuda é só chamar o @ajudaDesign ou @ajudaDev que alguém disponível aparece ☺️
  3. Permitir áreas livres: uma das preocupações do ambiente remoto, era que, em momentos de projeto, os estudantes optassem por usar outras plataformas de comunicação e a troca diária entre os grupos de trabalho (frequente na Academy presencial) acabasse prejudicada. Para tentar mitigar esse problema, foram criadas as áreas livres, nas quais os estudantes, enquanto desenvolvem os projetos, conseguem criar quantos canais de voz e texto que acharem necessários.
    Além disso, essas áreas dão um gostinho da personalização e liberdade que os estudantes possuem no espaço físico da Academy.
  4. Votações rápidas e checagem de status: Já é uma prática comum em vários tipos de chats e redes sociais a utilização de emojis específicos para registrar opiniões ou votações, e no Discord da Academy isso não poderia ser diferente. Esse tipo de interação é rápida e ajuda a tomar decisões de forma assincrona.
  5. Aulas/workshops colaborativos: na Academy presencial eram comuns momentos de workshops ou atividades colaborativos em que todos dividiam suas dificuldades e se ajudavam. Tentando reproduzir um tanto esse ambiente tivemos a ideia de produzir workshops em que todos os participantes fazem stream de suas telas ao mesmo tempo enquanto acompanham o conteúdo. Dessa forma, todos podem interagir com desenvolvimento dos colegas, e os mentores conseguem auxiliar com mais facilidade.
  6. Arquivo distante: como a Academy possui vários projetos ao longo dos ciclos, criamos uma categoria #Arquivo na qual, todos os canais são colocados de projetos são colocados após finalizados. Dessa forma, possuimos um arquivo bem organizado e consistente.
  7. Canais exclusivos: Como já mencionado, foram criadas as sessões exclusivas para uso dos mentores, e também canais exclusivos para os turnos.
    O #chat-da-manhã só pode ser visto pelo turno da manhã e o mesmo acontece com o #chat-da-tarde. Para isso ser possível, foram criadas permissões personalizadas para grupo de alunos.

Nem tudo são flores

Apesar dos muitos pontos positivos, o Discord é uma ferramenta cara e alguns dos recursos estão liberados apenas caso seu servidor seja pago. Para servidores freemium a qualidade dos streamings não é muito boa, e há a limitação de 25 pessoas stremmando ao mesmo tempo, no mesmo canal.

Para compartilhamento de vídeo a ferramenta fica um tanto pesada e já recebemos vários feedbacks de que os computadores superaquecem ou travam quando as câmeras estão ligadas.

A interface do Discord também não é a mais simples. O conceito de canal de voz e texto separados confundem muitas pessoas que estão usando pela primeira vez, e a instalação e configuração de bots e permissões exige alguns conhecimentos específicos sobre a plataforma.

Extras (dicas técnicas)

A seguir estão algumas dicas de bots e tutorais que seguimos para construir nosso servidor. Todos os bots listados aqui estão sendo usados na versão free.

  1. Reações personalizadas: adição de reações personalizados para seu canal.
  2. Bot de cargos (Zira): adiciona cargos através de reações.
  3. Bots de música (Groovy e Rythm): possibilita os usuários a escutarem musica juntos e montarem listas de reprodução compartilhadas.
  4. Bot de aniversários (Birthday): anuncia os aniversariantes do dia em canais selecionados.
  5. Bot para enquetes (PollMaster): esse bot possibilita a criação de enquetes com durações personalizadas.

Conclusão

Migrar para o ambiente remoto não foi uma escolha e o Discord foi a ferramenta gratuita que, rapidamente, mais atendeu nossas necessidades.

As possibilidades de personalização, organização e comunicação de forma assíncrona, foram de longe os principais motivos pelos quais a ferramenta foi escolhida. Se você busca isso para a criação do seu ambiente remoto, escolha o Discord!

Este artigo foi apoiado pelo programa PPI Softex/, Convênio nº 0200–12/2021/SOFTEX/PPI/PUCPR/Res TIC5, financiado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações com recursos da Lei nº 8.248, de 23 de outubro de 1991.

--

--

Mariana Lech
Apple Developer Academy PUCPR

designer e adoradora de gatinhos • alumni na Apple Developer Academy PUCPR e Designer Senior no Globoplay