Spoiler: It's kind of magic.

Mil e uma maneiras de fazer (apps): Invente a sua!

Afinal, o que é a Developer Academy? (BETA)

Rafael Zabotini Venjenski
2 min readOct 29, 2017

--

De fato, ao menos pra mim, deveria ser uma pergunta fácil de ser respondida. Porém, nada é tão simples assim.

Temos 10 sedes pelo país. Aproximadamente 500 alunos ativos e mais algumas vezes esse número de egressos. E somos especialistas em resolver problemas. Nossas soluções não se resumem a Apps para celular, TV ou tablet: PRO-BLE-MAS reais são resolvidos.

Em comum, todos somos também temos nossa dedicação — agora — quase que orgânica ao CBL: tudo pode virar um tema com desdobramentos em guiding questions e challenges e… lá estamos nós, resolvendo mais um problema.

E as diferenças? Bem, essas são tão numerosas que não me atrevo a listar todas. O que posso dizer, enfim, é que em alguns tópicos vou por abaixo qualquer ideia de padronização quanto aos métodos “educacionais” do programa:

Sedes

A arquitetura é a mesma. Chegar na sede de campinas foi como entrar novamente em casa, mas não era bem minha casa, mas tinha muita coisa que dizia que era minha casa. Meu cérebro fundiu: levou um tempo até eu parar de procurar os banheiros e os demais elementos comuns nos lugares onde originalmente eles estariam.

Alunos:

Designers, cientistas da computação, engenheiros (aeroespaciais), matemáticos… Temos de tudo, na maioria das sedes. Em comum, todos buscando cada vez mais serem melhores naquilo que fazem e absorver um pouco mais do que os que estão ao seu redor fazem.

Aulas:

Aqui residem as maiores diferenças, pois literalmente, cada sede tem liberdade total sobre como conduzem o ensino. O que mais impressionou foi 1) há uma sede que tem apenas UM designer para todas as requisições do gênero, sem terem alunos designers e 2) UCB que tem conteúdo puxado em todas as trilhas.

Embaixadores:

Pense em pessoas que falam. Junte 20 delas. Deem um problema e saiam correndo. Nosso primeiro contato formal foi para resolver algo, todos juntos. Funcionou? Sim, e não imagino como poderia ser melhor: ver a cara atônita de professores da Academy e de responsáveis por ela vindos diretamente de San Jose foi impagável.

Nesse primeiro encontro geral, além de resolvermos mais problemas, a troca de experiências entre todos foi a parte mais valiosa de todas. Levantar situações vividas por parte das sedes e soluções que outras já encontraram foi um verdadeiro Investigate e nos resta agora outro Challenge: Juntar tudo que há de bom do que foi visto, pegar nossos problemas internos e sair com uma nova solução de problemas.

Big Idea: Experiência Developer Academy

Guiding question: Como juntar o melhor de todas as experiências?

Challenge: Tonar a experiência nas Academy a melhor possível para nós e as próximas turmas.

Continua…

--

--

Rafael Zabotini Venjenski

Experiências pessoais e profissionais temperadas por sucessos & frustrações de um Designer em evolução