NÃO ENTRE EM PÂNICO

Adonay Puszczynski
Apple Developer Academy PUCPR
3 min readDec 12, 2018

--

Douglas Adams foi um escritor inglês que escreveu seu mais famoso livro O Guia do Mochileiro das Galáxias no fim dos anos 80. Adams, portanto, nunca participou da Apple Developer Academy (o que é uma pena pro mundo), mas muito de suas frases poderiam ter sido ditas por qualquer aluno de uma, por isso, esse texto está cheio delas.

Foi com um personagem de Douglas Adams que fiz minha apresentação, lá no começo de 2017, na dinâmica de se apresentar através de um personagem "famoso", faz sentido que a minha ultima reflexão também seja sobre esse tema. Esse texto é o extrato de minhas experiências, um possível guia para os que virão, no entanto, assim como no Guia original, não tem nenhuma pretensão de ser o melhor, nem o mais completo, mas é o único que traz, logo de início, em letras garrafais e amigáveis a frase: NÃO ENTRE EM PÂNICO.

Eis o que O Guia do Mochileiro da Galáxias diz sobre a Apple Developer Academy:

Um lugar que reúne formas de vida compostas de carbono motivadas em produzir amontoados complexos e interessantes de bytes e modificar a realidade dos moradores de um planetinha irritantemente azul chamado Terra.

Uma atualização dO Guia, mais tarde, completou que é preciso realmente muito trabalho para mudar a realidade, principalmente por que na maioria das vezes a realidade está preocupada demais em não ser mudada por pedaços de carbono motivados.

O que quero dizer é que foram longos dois anos de trabalho, bastante trabalho, muitíssimo trabalho, que foi motivado por razões nobres (e outras não tão nobres, como ficar milionário) e que só foi possível porque a Academy existe, e eu sou bastante grato por ela existir.

O Desenvolvedor Holístico

Dirk Gently é um detetive holístico, isso é, acredita na interconexão de todas as coisas, foi com ele que me apresentei pela primeira vez, ou melhor, através dele.

Foi nessa apresentação que me dei conta no que minha vida se baseava. Dirk, assim como eu, nunca teve certeza de qual era a proxima ação correta a tomar ou qual o caminho seguir, mas sempre obtia sucesso por acreditar no que fazia (guarde a palavra-chave: Acreditar).

É engraçado como coisas que não foram planejadas de serem ditas soam tão claras logo em seguida que as ondas mecânicas do som tomam o ar.

Acreditar não é, particularmente, uma tarefa fácil. Exige autocontrole, um senso imaginativo e um otimismo ingênuo. Mas programas como o da Academy são bastante fáceis de acreditar, pois eles acreditam em você de volta.

E mais (e melhor), eles te deixam livres pra acreditar no que quiser acreditar, e fazer dos seus projetos, os do mundo, e isso, caros mochileiros, é mais do pode conseguir em qualquer lugar por aí.

Você vive e aprende. De qualquer forma, você vive

Eventualmente, você encontra coisas que não sabe fazer e esses eventos ocorrem com frequência mais alta que eu gostaria de admitir.

Na prática, há muitas maneiras de você fazer um aplicativo, eu mesmo conheço várias, com eficiências variadas e resultados mais variados ainda, mas em nenhuma delas é possível chegar no fim sem aprender nada novo (se conseguiu, talvez tenha feito algo errado no caminho ou seja um super gênio).

A Academy nesse quesito, não deixa a desejar. De verdade, não há melhor lugar pra desenvolver habilidades, e não entenda mal, você fará isso por você mesmo, mas fará pelos motivos certos: para entregar um projeto que acredita (aqui está a palavra chave de novo).

No entanto, lembre-se:

A realidade é frequentemente imprecisa.

Nem sempre o resultado vai ser o que queria (de maneira geral, nunca é), e nem sempre vai ser um caminho fácil (de maneira geral, nunca é).

Mas como o título ja diz: você vive e aprende, de qualquer forma você vive. E num ambiente como a Academy, é bem mais legal quando aprende também.

Uma pessoa nunca está sozinha com um pato de borracha

--

--

Adonay Puszczynski
Apple Developer Academy PUCPR

Engineering student, iOS Developer and sometimes inspired to write.