Nano Deadlines, Big Challenges.

Matheus Dalla
Apple Developer Academy PUCPR
2 min readApr 7, 2018

É, acabei sintetizando muito bem no titulo o que foram para mim os nano challenges. Mas sei que isso acaba sendo minha responsabilidade. Uma das minhas maiores motivações de trabalho está em fazer coisas diferentes, e isso acaba sendo algo bom e ruim.

Na maioria dos projetos, só consegui chegar em uma ideia da qual gostei na metade do prazo de entrega. O que acabou resultando em noites sem dormir e mesmo assim uma baixa qualidade de resultado e execução. Muito visível em alguns trabalhos e em outros invisíveis ao usuário mas visíveis em código.

Com minha rotina atual de trabalho e estudos ficou bem clara a diferença de aproveitar bem o tempo, comparado a não ter tempo. O espaço para inovação bem como de qualidade nas esferas conceituais e de produção acabaram ficando bem limitadas devido a constante redução de escopo.

Masssssssssssss…..

Parte do meu Brainstorming para o projeto do scholarship para WWDC

Ainda assim consegui ter alguns resultados para me orgulhar, mesclar uma história em audio com o CoreMl para reconhecimento facial e Realidade Aumentada foi muito satisfatório, inclusive conseguir explorar como narrativas podem ser adaptadas para extrair o potencial máximo dessas tecnologias a fim de se criar maior empatia entre o usuário com a história e seus personagens. Permitir ao usuário controlar um carrinho de controle remoto virtual, aumentado em sua realidade, e inserir o usuário como espectador dele mesmo em um cenário sob diferentes perspectivas, que foi meu experimento para o scholarship da WWDC foram realmente divertidos e trouxeram uma enorme satisfação ao serem feitos.

Resultado final do challenge do scholarship para WWDC

Mesmo que eu ainda fique com aquela velha sensação que me acompanha em todos os projetos permaneça. De que tudo podia estar melhor se eu me dedicado mais, seja em questão de roteiro, conceito, interface, usabilidade, arte ou programação. A verdade é que tenho uma séria dificuldade em me focar em apenas um ponto da aplicação durante o desenvolvimento. Tento prezar por uma qualidade minima em todos os aspectos, mas muitas vezes acabo focando no aspecto que julgo mais essencial para tal projeto.

--

--