NanoChallenges

Davi Pereira
Apple Developer Academy PUCPR
4 min readApr 4, 2018

O primeiro nano challenge proposto foi: se apresente (MeetMe). Bom, nada melhor do que se apresentar utilizando as próprias redes sociais. Mas esse challenge serviu mesmo pra mostrar que É IMPOSSÍVEL UTILIZAR A API DA APPLE MUSIC. É necessário um formato de JSON que nunca tinha ouvido falar antes (nem os professores da Academy), e a biblioteca desse JSON para swift não contém o modo de encriptamento que a apple pede. Eu tentei até o tempo que deu, mas infelizmente não consegui utilizar no tempo hábil. Acabei que consegui utilizar somente a API do facebook para carregar informações dos meus últimos posts, montando um card específico, e o instagram, sing! karaoke e apple music foram apenas os links para o perfil (ou playlist, no caso do último).

O segundo desafio proposto foi o que mais gostei de fazer: conte uma história (StoryMe). Eu amo muito jogos de escape, e utilizei a ideia desses jogos para fazer o app. Você poderia escolher seu personagem (no caso, havia um menino e uma menina), seu nome, e ajustar as configurações para tocar sons e música. Basicamente no jogo haviam várias cenas, e um objeto por cena para interagir (que dependendo do que o usuário já havia jogado poderia aparecer ou não), e para o usuário terminar o jogo, ele precisaria seguir e entender a ordem lógica dos acontecimentos, sendo que o objetivo final era conseguir comer, o que só estaria disponível após todo o restante dos acontecimentos. Gostei muito do resultado final e do enrolar da história, pois geralmente não tenho muitas ideias criativas pra isso, e nesse foi diferente.

O terceiro app (MoneyMe) desenvolvido foi o mais útil para mim: o tema era realizar um sonho. Bom para realizar meus sonhos eu precisaria de dinheiro, então desenvolvi um app para controlar minha vida financeira, pois até então todos os apps para isso me incomodavam em algum aspecto. Ele é composto por três telas: Uma tela para planejamento dos gastos do mês, com os valores de entrada e o valor que será gasto em cada categoria, uma tela para registrar e visualizar todos os gastos, e uma tela com gráficos de pizza para ver o quanto já foi gasto em cada categoria. Me ajudou bastante a organizar e visualizar meus gastos de forma mais prática do que em uma planilha, como eu utilizava antes.

O quarto app desenvolvido (NeighborMe) era para ajudar a vizinhança, então decidi fazer algo que eu gostaria muito: compartilhamento de promoções. Quando alguém visse uma promoção em algum lugar, poderia compartilhar uma foto ou simplesmente um texto, e então quem entrasse no app poderia ver as promoções mais próximas, muito útil!

O quinto app (RealityMe) era pra ser utilizada a realidade virtual (ARKit). Como não tinha mexido muito nele, demorei um tempo a aprender a usar, e o resultado final foi bem iniciante. Basicamente, o usuário colocava bolas e buracos na tela, e tentava acertas as bolas no buraco. É isto (dispensa imagens).

E no sexto app, para o AppleWatch, criei uma extensão do MoneyMe para facilitar a inserção de um gasto. Bastava abrir o app no Watch e clicar no botão de mais. O iPhone enviava ele os gastos mais comuns inseridos, pois muitas vezes um gasto era feito todos os dias, assim seria mais fácil a inserção e não seria necessário digitar o nome. Caso fosse uma descrição diferente, bastava clicar no microfone e ditar a descrição desejada. A data do gasto era a atual, e também criei um tecladinho com números para digitar o valor do gasto. Seria realmente bem útil pra mim e eu usaria se tivesse o Watch.

--

--