Projeto 2018

Matheus Dalla
Apple Developer Academy PUCPR
1 min readDec 8, 2017

Esse primeiro ano fazendo parte da Apple Developer Academy tem sido uma experiência única em todos os aspectos. O acesso as ferramentas e pessoas incríveis bem como ser colocado em situações em que eu nunca faria parte se não fosse na Academy me trouxeram um aprendizado singular, e em diversas áreas.

No challenge da appleTv surgiu a necessidade de criar um fundo procedural e psicodélico a partir disso comecei a aprender sobre shaders para o ambiente da apple, mas devido a falta de tempo e limitações da appleTv acabei não usando um shader customizado nesse challenge, mas no challenge seguinte surgiu a necessidade de trocar a cor dos sprites, e para evitar uma grande produção de assets decidi voltar a estudar os shaders para conseguir aumentar a quantidade de assets sem trazer muito esforço na produção de assets e não pesar a aplicação carregando muitas texturas. Depois de toda pesquisa, tentativa e erro e ajuda de outras pessoas, ver isso aplicado no jogo e funcionando traz uma satisfação muito grande.

Outra novo aprendizado foi o de gestão de projeto, em determinado momento fiquei encarregado de gerir o grupo, e essa foi uma experiencia bem reveladora, tenho minhas dificuldade de interação e principalmente de ficar no centro das atenções, e isso me ajuda a melhorar nessa parte, bem como entender melhor o que motiva meus colegas, e como ajuda-los a serem mais produtivos. E esse é o tipo de conhecimento que tenho muito interesse em aprimorar no próximo ano.

--

--