Reflection sobre NanoChallenges

Sávio Correia
Apple Developer Academy PUCPR
4 min readApr 4, 2018

A primeira impressão que tive dos nanos: era de que seria empolgante trabalhar diferentes projetos com um intervalo de tempo curto entre eles, e que uma semana seria tempo suficiente para realizá-los, mas não foi exatamente o que aconteceu.

Eu quase sempre prefiro trabalhar em grupo que sozinho, foi interessante ter a possibilidade de trabalhar e fazer as entregas sozinho. Mas lá pelo NanoChallenge 4 parece o tempo foi ficando mais curto e algumas entregas foram atrasando… Fiquei um pouco frustrado, e não queria entregar os projetos inacabados. Nessa hora percebi que na verdade estava me sentindo desestimulado com a dinâmica dos Nanos, já estava na expectativa de voltar aos habituados challenges. O período para entrega dos Nanos parecia ficar cada vez mais curto.

Quanto ao sistema de notas, saímos do ano passado sem saber direito sobre o desempenho individual, já que os feedbacks foram geralmente para a equipe; E esse ano parece que o jogo virou não é mesmo? Gostei de ter tido uma avaliação mais pessoal, isso me ajuda a desenvolver melhorias e ter uma noção mais palpável do resultado do meu trabalho, não sei dizer se isso traz uma segurança maior, pois tradicionalmente "sempre" foi assim, ou se pela sensação mesmo ter algo mais concreto.

Dito isso, os Nanos foram ótimos para agilizar os processos de decisão nas horas de desenvolvimento, dar autonomia e empoderamento com projeots solos e enriquecer o portfolio.

Sobre os Nanos

NanoChallenge 1: 5 facts about Sávio

O briefing era para apresentar-se, o que me permitiu tentar algo mais experimental e pessoal.

Mas no final acho que viajei um pouco em relação ao IOS Guidelines.

NanoChallenge 2: The Journey of Planet Kolor

No segundo, com o objetivo de contar uma história, foquei em uma experiência visual que fosse envolvente, escolhi criar uma experiência de história que coloca o expectador numa posição mais passiva e menos interativa sobre o que acontece na tela, porém com elementos visuais que entretessem o usuário.

The Journey of Planet Kolor
Gif 1
Gif 2

NanoChallenge 3: To do list

Nesse desafio o foco foi trabalhar mais no Xcode para apresentar um app minimalista e bem acabado. Talvez tenha ficado simples demais, mas ao final é uma to do list.

To do list app

NanoChallenge 4: Dog Walker

Um app para achar pessoas para passear com seu cachorro. O desafio era criar ícones e utilizar mapas. Como o tempo era apertado, várias vezes fiquei em dúvida sobre o processo de desenvolvimento, por exemplo se valia a pena ou não fazer um wireframe antes de começar a desenvolver, para alguns eu fiz outros não.

Dog walker app

NanoChallenge 5: Instant Chef

Prototipação de app focado em Augmented Reality. O app funcionaria como um auxiliar de cozinha no preparo de receitas. O principal ganho seria ter as mãos livres e ainda sim ter todas as informações disponíveis sobre a receita de maneira acessível.

Instant Chef

NanoChallenge 6: On my way

Com a pouco experiência de uso que tive com o AppleWatch percebi que ele é um ótimo aliado na hora de receber notificações. Com isso desenvolvi o protótipo On my way para apresentar ao usuário lugares onde ele poderia comer, com filtros pré-estabelecidos sobre restrições e preferências alimentares, assim que ele se aproximasse desses locais receberia uma notificação.

On my way

--

--