Reflection WWDC 2018

Sávio Correia
Apple Developer Academy PUCPR
1 min readApr 4, 2018

Para o wwdc 2018 eu decidi fazer um projeto focado em codificação criativa. Tomei essa decisão com base na experiência do ano passado(wwdc 2017), na qual eu planejei como seria o projeto, mas no decorrer me deparei com dificuldades e não fiquei satisfeito com o resultado final, pois tive que diminuir o escopo.

Então o projeto não começou a partir de um planejamento estruturado, mas de pesquisas e construção de um código recortado. A partir disto fiz uma composição mais estruturada.

Experimentei uma abordagem artística também, algo que ainda não tinha experimentado no ADA. Meu playground é uma poesia concreta sobre si mesmo. Trabalhei a metalinguagem não sobre o código em si, mas sobre o resultado final da experiência desenvolvida.

Por esse ano ter sido a segunda vez fazendo o Swift Playgrounds me senti mais seguro e experiente também, o que me fez assumir um risco mais consciente do que escolher fazer para o playground.

Meu playground trata-se de uma experiência visual não interativa com caráter mais escultórico e poético, colocando o expectador num estado passivo em relação à interação. Mas ao mesmo tempo a interpretação é passível de diferentes interpretações, mesmo contendo um texto indutivo.

--

--