Refletir é um challenge

Bruna Kolczycki Borges
Apple Developer Academy PUCPR
2 min readOct 16, 2017

Antes de começar um novo challenge foi nos pedido para refletir sobre os erros e acertos dos challenges passados.

De cara já posso dizer que um dos maiores erros foi não conseguir gerenciar bem o tempo. São muitas coisas simultâneas para fazer que acabo não fazendo nenhuma tão bem quanto deveria. Em ambos os challenges, posso dizer que a semana final de entrega coincidiu com semana de provas e trabalhos do meu mestrado. E isso acabou dificultando muito as duas semanas finais do challenge. Mesmo no bepid tendo o tempo pra me dedicar aos projetos, a cabeça acaba pensando e divagando sobre tudo que tem que fazer.

Já sei que o próximo challenge também vai coincidir com a semana final de provas do mestrado, o que me dá a vantagem de já saber as datas. Pretendo me programar melhor, contudo sei que sempre acabo deixando algumas (muitas) coisas pro final.

No primeiro challenge, o app era o “Click n’ Stick”, um app de album de figurinhas para as crianças completarem ao tirar fotos dos objetos. O segundo foi um clicker game multiplayer para a Apple TV, chamado “Space Squad” Em relação a programação, o primeiro foi muito mais simples, visto que o segundo era um jogo, algo que não tinha experiência nenhuma anterior. Contudo em ambos os projetos, por não ter muita experiencia com programação, acabei fazendo um papel auxiliar. Eu fazia o que precisava ser feito na hora, sem focar bem em desenvolver alguma habilidade específica.
Já sei que nesse próximo challenge vou ter que entrar bem mais pesado na programação, já que a equipe tem 5 pessoas (2 developers, 2 designers e 1 devigner), sendo que a experiência com programação de jogos na equipe não é muito grande.

Outro problema grande que ocorreu no terceiro challenge (da Apple TV) é o fato de o mecanismo do jogo ter demorado pra se desenvolver. Posso dizer que até a entrega algumas coisas ainda não estavam bem definidas. A equipe passou muito tempo discutindo formas de jogo (competitivo, cooperativo, como fazer recompensa de moedas, como tornar menos entendiante, o que fazer com o remote, como fazer o inimigo atacar). Todo esse tempo discutindo não foi tão produtivo como deveria ter sido, por isso acabou faltando tempo pra implementar a jogabilidade.

Como esse próximo challenge será também de jogos, vou ter que conversar com a equipe pra estabelecer desde cedo o mecanismo básico do jogo, inclusive os objetivos. Isso vai facilitar não ter que refazer trabalhos.

Acredito que as aulas dessa semana já me ajudaram bastante a abrir a mente pra programação de jogos, porque nessas aulas fizemos jogos razoavelmente completos em 2 horas. Além de já apresentarem várias ferramentas e como usá-las.

Finalmente, meu maior objetivo pessoal será procrastinar menos e tentar não me estressar com as opiniões diferentes das pessoas, tentando sempre entrar em um consenso na equipe (mas sem demorar muito pra atingir esse consenso). Isso vai permitir que eu foque minhas energias em aprender melhor a programar, que é o que eu mais gosto.

--

--