Reflexão sobre os Challenges

Esse texto é uma pequena reflexão sobre o que fiz e o que não fiz certo nos últimos challenges da Apple Developer Academy. É mais para me autoavaliar do que para divulgar, então não faça questão de ler, tenho textos mais interessantes hehe

O que fiz de Errado

Acho que o maior erro que cometi nos challenges foi o mau gerenciamento de tempo, do ponto de vista que os projetos eram muito mais ambiciosos do que o prazo que tínhamos permitia. O resultado desse erro foi que temos um ótimo app que não chegou a ser publicado e um outro (Rogerio Virtual Pet for tvOS) que, apesar de completo e publicado, gostaríamos de dar um suporte bem maior em questão de novos cenários e jogos do que temos dado.

Além dessa questão de não conseguir fazer um app com escopo que se encaixe no tempo que temos, acho que um erro que tive nos challenges foi a maneira de trabalhar com outros programadores. Dentro do ambiente de pressão que estávamos era difícil termos tempo de sentar e discutir aspectos da programação. O que quero dizer é que, apesar de discutirmos as próximas tarefas a serem feitas, não tínhamos sessões onde discutíamos as dificuldades encontradas, sendo que destravar os programadores, principalmente os menos experientes, talvez tivesse melhorado o andamento do projeto.

O que fiz de Certo

Acho que mais coisa deu certo do que errado, o que é bom. Nossos aplicativos, apesar de terem sido levemente mais ambiciosos do que deveriam, estavam ao final do challenge em um bom estado no desenvolvimento, e ficamos muito orgulhosos do resultado final.

Quanto a condução durante o challenge, acho que fomos razoavelmente bem no processo de conceituação do aplicativo (tiramos um tempo considerável para pensar tudo bem antes de começar) e tive sorte de trabalhar com bons designers que fizeram um grande trabalho no desenho das interfaces e dos elementos visuais. No âmbito da programação, usamos controle de versão e algumas técnicas de gerenciamento de projetos, como o Trello. Sendo o challenge um processo de desenvolvimento tão curto acho que não tinhamos condições de implementar algo muito mais completo em questão de gerenciamento de projetos.

O que melhorar

Infelizmente hoje é bem difícil dedicar tempo após o challenge para terminar um aplicativo ou melhorá-lo, devido as várias coisas que tento fazer ao mesmo tempo. Dado isso, acho que seria legal pensar em aplicativos que tivessem condições de serem terminados dentro do período do challenge, para que conseguimos publicar e ao menos construir um forte portfólio na app store. Além disso, como já citei, vou sugerir a idéia de fazermos pequenas reuniões entre os programadores todas as vezes que estivermos travados em algum problema para que possamos resolver ele juntos.

Apple Developer Academy PUCPR

Novidades sobre o curso de extensão de desenvolvimento de aplicativos iOS, TVOS e WatchOS.

    Rodrigo L Guimaraes

    Written by

    #ios #developer #mobile #games #unity3d #programador - Português & English tweets.

    Apple Developer Academy PUCPR

    Novidades sobre o curso de extensão de desenvolvimento de aplicativos iOS, TVOS e WatchOS.

    Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
    Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
    Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade