Reflexões

Rafael Forbeck
Apple Developer Academy PUCPR
2 min readOct 16, 2017

Nos challenges anteriores, o que fiz certo?

Acredito que o principal acerto nos challenges anteriores foi utilizar bem os primeiros dias para definir o “produto mínimo viável”, ou MVP, sigla para o termo em inglês.

Durante as fases de definições dos projetos surgem muitas ideias, devemos aproveitar esses momentos e deixar as ideias fluírem. Porém, é importante sabermos separar o que é e o que não é essencial para que o produto funcione em sua versão mínima. Acredito que focar no MVP no início do projeto tem sido uma boa estratégia, principalmente por estarmos trabalhando em projetos de curto prazo. Por mais simples que seja o MVP, ele deve ser uma experiência completa, com começo, meio e fim. Tendo o MVP concluído podemos organizar, priorizar e implementar as ideias que surgiram desde o início. Nesse ponto, caso não haja tempo suficiente para implementar alguma funcionalidade, já teremos um produto acabado, com as principais funcionalidades implementadas e uma experiência completa.

O que fiz errado? Como posso melhorar no próximo.

Sem dúvida não sou uma pessoa muito organizada. Sinto minha falta de organização em todas as atividades que desenvolvo. Isso envolve organização pessoal e profissional. Ainda não aprendi a organizar meu tempo, minhas ferramentas, materiais que utilizo, materiais que gero, no mundo físico e digital. E o maior problema que enfrento relacionado a isso é a falta de organização no código que escrevo. Isso é algo que me coloca verdadeiras barreiras. Sinto que começo tudo bem, mas conforme o projeto vai crescendo, o tempo vai diminuindo e o desespero vai batendo, a primeira coisa afetada é a organização. Eu sei que depois acabo mais tempo organizando minha bagunça do que se estivesse sempre mantendo tudo em ordem.

Não consigo mudar isso de um dia para o outro, mas posso dizer que já melhorei muito desde o primeiro challenge e me proponho a continuar trabalhando nisso. Meu desafio para o próximo challenge vai ser manter as coisas em ordem do início ao fim.

--

--