Routes

Davi Pereira
Apple Developer Academy PUCPR
2 min readDec 14, 2018

A Academy foi essencial para traçar os rumos da minha vida profissional e interpessoal.

No início da Academy, senti um pouco de frustração ao entrar e aprender tanta coisa sobre startups, vale do pinhão, canvas e kamban. Acho que inicialmente a maioria dos desenvolvedores está tão bem em sua zona de conforto (principalmente aqueles que ainda não tem muita experiência e estão acostumadas com o ambiente tão teórico da sala de aula), que se sente incomodado ao tentar expandir seus conhecimentos para outras áreas, muitas vezes longe demais dos limites das ciências exatas.

Porém, no decorrer do Main Challenge, todas as atividades começaram a fazer sentido pra mim. Antes da experiência da Academy, eu ia sempre muito mal em entrevistas, não me sentia totalmente seguro comigo mesmo e não fazia ideia do que as empresas esperavam de mim.

O trabalho em diferentes equipes, com diferentes pessoas, envolvidos em diferentes projetos, de contextos distintos, me ajudou a conhecer um pouco melhor de partes do mundo até então nunca vistas e notadas por essa cabecinha lógico-teórica.

O CBL, até então muitas vezes visto como um processo chato por muitos "bepiders" (desculpa, não sei o termo certo pra nova denominação), fez todo o sentido pra mim quando um amigo de longe veio falar comigo sobre uma ideia para uma aplicação que ele estava tendo. E sem perceber, meu conselho para amadurecer a ideia foi justamente o processo do CBL para que se tornasse algo que fizesse sentido, antes de pensar na solução final.

Além disso, no decorrer do meu estágio nesse ano, o meu relacionamento interpessoal foi tão incrível como nunca imaginei antes, e com certeza a experiência dentro da Academy foi essencial para esse desenvolvimento.

Durante o main challenge, o desafio de criar algo totalmente novo, do zero, pensando no contexto todo e não somente na aplicação também ampliou minha visão de mundo, negócios e economia. Mesmo estando envolvido mais em atividades técnicas do que em decisões contínuas do negócio, eu estava sempre a par do que estava acontecendo, e entendendo / procurando soluções para os desafios que a equipe enfrentava.

Não sei onde estaria se não fosse por essa oportunidade incrível que tive. Só tenho a agradecer a todos que de alguma forma pude trabalhar: aprendi um pouco com cada um e hoje tenho muito orgulho de poder dizer que fiz parte deste projeto maravilhoso.

--

--