The Developer's Conference 2018

Ana Carolina Barreto
Apple Developer Academy PUCPR
2 min readDec 14, 2018

Esse último sábado (08/12/18) tive a oportunidade de estar na The Developer’s Conference em Porto Alegre como palestrante na trilha TDC4Women e participante da trilha iOS. Foi uma experiencia incrível estar em um evento de tecnologia tão grande no Brasil, mas mais do que isso, tão diverso. Logo de cara eu me assustei positivamente com a quantidade de mulheres e pessoas negras participando e palestrando. Pela primeira vez, vi fila no banheiro feminino em um evento da área. O compromisso em promover o tema de inclusão durante o evento foi desde espaços abertos para discussão até a simples (mas importantíssima) escolha da senha da WiFi: "DIVERSIDADE".

Durante o evento tive a oportunidade de apresentar o meu projeto final da Apple Developer Academy, o Codando Juntas. Falei sobre os pontos positivos e negativos da minha experiência durante esse ano, para levantar a discussão sobre o cenário de comunidades inclusivas.

Palestrar na trilha TDC4Women foi uma experiencia sensacional. Ver uma sala cheia de mulheres conversando sobre questões técnicas e sociais é só mais uma prova de que quem acredita que “não existe mulher na área” não tem nem noção do que está falando.

Além disso, assisti várias palestras incríveis. Destaco aqui a “Eu, líder técnica?”, uma talk baseada em fatos reais, da Érika Inácio e da Roselma Mendes. Infelizmente a Roselma não pode comparecer, mas o conteúdo que elas separaram para compartilhar é extremamente relevante a qualquer desenvolvimento de projeto, independente de você ser líder técnica ou não. Eu mesma adoraria ter assistido essa palestra 6 meses atrás, teria me poupado algumas dores de cabeça e me dado mais referencias para coordenar o Codando Juntas.

Por mais que tenha sido uma participação curta em duração, meu dia na TDC2018 POA foi muito proveitoso. A imersão num ambiente de tecnologia diverso recalibrou minhas energias e me conectou com muitas pessoas que se importam com as mesmas questões que eu. Ver as iniciativas que empresas como a Dell e a ThoughtWorks estão promovendo é incrível e vai de encontro com tudo o que queremos trabalhar com o Codando Juntas nas próximas etapas.

Espero que tenha sido o primeiro de muitos.

The Developer’s Conference 2018 — Porto Alegre

Sábado, 08 de dezembro — UniRitter

Palestras Assistidas

Trilha Stadium

Javascript: Deus me livre mas quem me dera — Camilla Martins / Thayse Onofrio Quadros dos Santos (assista online)

Trilha TDC4Women

“Eu, líder técnica?”, uma talk baseada em fatos reais — Érika Inácio / Roselma Mendes de O de Lima

Agilidade: A mulher preparada veste-se de soft skills — Ariane Izac

Programa Mulheres na Liderança — Mariana Fernandes / Fernanda Gomes

Trilha iOS

Usando Viper na prática — Paulo Henrique Santos

Vapor 3: Reutilizando o model de backend para o seu app. — Michel Anderson Lütz Teixeira

--

--

Ana Carolina Barreto
Apple Developer Academy PUCPR

analista de dados, designer, programadora e problematizadora profissional.