THE ROAD SO FAR

Thiago Vergani
Apple Developer Academy PUCPR
6 min readDec 15, 2017

Carry on, my wayward son
There’ll be peace when you are done
Lay your weary head to rest
Don’t you cry no more

Fiquei sabendo do BEPiD la no longínquo ano de 2015 pelo Emanuel Schimidt, o nome parece familiar? Ele é irmão da Priscila, perguntei para ele o que era e o que eu lembro esse dialogo:

Emanuel: Unfortunately, no one can be told what the BEDiP is. You have to see it for yourself.
Eu: Déjà vu! (Acho que já ouvi essa frase antes…)

Pode ser que o dialogo não tenha ocorrido desta maneira, mas ele me explicou que era uma parada da Apple para formar desenvolvedores iOS e que tinha “ganho” um monte de coisas para isso, no inicio fiquei bem cético quanto a ganhar algo de “graça”. Consultei na Internet o que era e não tinha nada sobre o tal programa, somente poucas coisas espalhadas e nada de concreto, por isso acabei deixando “pra lá”.

Mais tarde no mesmo ano, ele me avisou: “saca só: {link}”. Mas nem adiantou, o processo foi cancelado.

Passado mais um ano, agora em 2016, novo processo. Lá vai eu de novo me inscrever, o resto é história que contei em outro post.

Realmente, não tem como explicar o que é o BEPiD, que agora se chama Apple Developer Academy a.k.a. ADA, tem que estar la dentro para saber como tudo funciona e como esse ecossistema consegue te convencer a produzir mais do que é pedido e passar a noite em claro terminando uma entrega que não pode ser adiada pois tem pessoas quem vem de fora para ver o que você produziu.

O ano de 2017 foi extremamente corrido para mim, pois para fazer o ADA é preciso estar cursando alguma coisa, seja a graduação/mestrado/doutorado ou uma pós/especialização, tendo isso em mente corri para me matricular na pós de Desenvolvimento de Jogos Digitais que tem aula a cada 2 sábados o dia inteiro, isso mesmo das 8:00h as 18:00h, então imagine como é trabalhar 8 horas em meu trabalho regular e trabalhar mais 3 horas no ADA por dia e ainda ter disposição para encarar a pós aos sábados, tudo isso sem esquecer de cuidar da casa e do casamento.

Na entrevista e no primeiro dia de aula, nos foi falado que deveríamos dedicar mais do que as 3 horas diárias para a realização dos projetos, visto que o tempo é curto e os projetos são grandes, então ao aceitar a vaga já sabíamos desta condição. É puxado? Claro.

Já escutei de algumas pessoas: “Ah, mas eu não posso dedicar mais tempo fora daqui”, como lidar com isso? Será que é realmente necessário dedicar mais tempo do que as 3 horas? Não posso responder pelos outros, então em vários momentos eu sacrifico horas de sono para implementar aquela função malandra que falta para o app.

Alguém que me vê produzindo na Academy vai pensar, olha só, ele sempre esta indo tomar café, não faz as coisas lá dentro e depois tem que ficar acordado tentando terminar. Já adianto, todos os dias eu paro entre 20:45h ~ 21:00h para tomar o último café da noite, e sabe por que eu faço isso? Por que eu não consigo ficar tanto tempo produzindo sem intervalo, sem aliviar a pressão de uma rotina que não funciona.

Isso me lembra de algo, esta na hora da “Pausa para um Café”

Realmente eu fui tomar um café…

O networking é excepcional, onde mais eu iria encontrar designers e programadores fantásticos que realmente entendem do que estão falando, temos que lembrar que alguns não são especiais, principalmente quem esta se escorando em quem é bom e esta levando a Academy “nas coxas”, para esses últimos só digo para repensar suas atitudes tenho certeza que alguns conseguiram assinar o aditivo de contrato só o fizeram por que a Academy deu mais uma nova chance.

Se me perguntarem se eu acho justo só uma pessoa ter sido retirada do programa, eu responderia: - Não, se era para tirar deveria ter tirado mais “frutas podres” da Academy. Mas isso sou eu, provavelmente os professores viram uma salvação para quem só sabe fazer algazarra e corpo mole.

É um assunto bem delicado, e que gerou bastante insatisfação e desanimo em varias pessoas que conheço, sei que é complicado ser expulso e perder equipamentos e uma fonte de renda, mas no mundo selvagem que é a vida corporativa não existe ter dó, se não produziu é RUA.

Engraçado, normalmente uma retrospectiva deveria ter varias coisas sobre o ano, mas infelizmente acaba só aparecendo o que acontece por último ou o que mais marcou e este ano foram as famosas tretas. Como pode, eu sou considerado o cara que mais treta na Academy e o pior de tudo é que eu não faço por querer.

No Challenge anterior, o da AppleTV, consegui me envolver em treta com apenas 45 minutos depois de ter sido iniciado, eu acho que é um recorde. Os envolvidos sabem quem são e os que não estavam já devem ter escutado sobre o que era, não vou entrar em detalhe mas acredito que já tenha sido superado.

Este último Challenge de longe foi o mais prazeroso de fazer, pelo menos para mim que adora desenvolvimento de jogos, aprendi um novo framework da Apple, o GameplayKit, que seu maior defeito é não ter uma documentação descente, simplesmente pegaram os comentários das funções e colocaram em HTML, para os antigos do Java o famoso JavaDocs.

Tiveram tretas? CLARO. Eu sou chato e me apego muito as ideias iniciais, mas isso merece um outro post explicando como foi o processo e quais foram os problemas enfrentados na equipe e pela equipe no desenvolvimento.

Demorei para concluir esse texto, estou a quase uma semana escrevendo, não queria escrever qualquer coisa e sim uma reflexão sobre o que eu tinha passado na Academy este último ano.

Mudanças precisarão acontecer, algumas já foram anunciadas como a volta das notas e avaliações individuais antes do famoso Main Challenge. Esse também teve mudanças, pelo que entendi teremos uma Fase Beta onde poderemos testar a ideia e principalmente a equipe.

Eu espero formar um equipe boa e que tenha pontos de vistas diferentes, para tentar gerar um conflito saudável de ideias e com isso proporcionar uma solução digna de um Main Challenge.

Queria escrever mais mas o texto esta gigante, não tenho certeza se os professores leem nossas reflexões postadas mas poderiam pelo menos marcar “a palminha” que tem no aqui para sinalizar. Falando nisso, até o momento desta publicação temos, contando com a minha, 12 reflexões obrigatórias das 22 possíveis do período da noite.

É de se esperar algum atraso na publicação da reflexão, eu mesmo estou atrasado em exatamente uma semana, mas isso não é de agora na anterior também teve pessoas que não entregaram, antes era mais difícil perceber quem não entregava pois não era obrigatória a divulgação e somente era necessário enviar o texto para um link divulgado em uma das paredes da Academy.

Varias referencias na mesma imagem…

Obrigado a todos que leram até aqui.

--

--