There and back again: WWDC Scholarship

3 semanas condensadas em apenas 1, falta de equipamentos, laboratórios compartilhados, noites mal dormidas e finais de semana perdidos. Esse foi o contexto do último WWDC Scholarship.

Apesar dos pesares, percebi algumas coisas interessantes:

  • Os resultados foram similares aos anteriores, onde esses problemas não existiam. Tanto em termos de número de entregas (42), quanto em qualidade.
  • Não existem problemas insuperáveis para pessoas motivadas e dispostas
  • Apesar de ser uma loucura, orientar a galera as vias do desespero também pode ser bastante divertido.
  • Cachorro-quente no domingo faz sim, toda diferença. Nesse quesito, a receita da caponata também precisa ser compartilhada com o mundo.

A parte boa desse desafio é, e sempre foi, permitir aos estudantes montar um projeto na prática. Isso permite que passem o olho rapidamente sobre as tecnologias e sobre o que está por vir. Ao mesmo tempo, materializa boa parte dos conteúdos apresentados no nivelamento e dá sentido a eles.

A dificuldade, claro, está em identificar — para cada estudante — qual foi o grau de aprendizado adquirido com a experiência. Ele aprendeu a programar melhor, ou fez só uma colcha de retalhos da qual tem pesadelos a noite até hoje? Ou seja, o quanto ele caminhou em sua jornada?

De qualquer forma, utilizar esse exemplo para nortear os passos da Learning Journey individual parece ser uma boa política. No mínimo, instancia para cada um (inclusive professores) conhecimentos que tenham sido adquiridos. Além disso, dá aos estudantes um primeiro resultado a se orgulhar e uma boa quantidade de código para que possam refletir, reorganizar e por em práticas novos conhecimentos adquiridos.

Além disso, dá a muitos uma noção mais clara da sua própria ignorância, conseguindo materializar o que não conhecem em nomes e termos, que antes lhes eram igualmente alienígenas.

Sigamos na caminhada.

--

--