Olá. Meu nome é Forrest. Forrest Gump.

Adonay Puszczynski
Apple Developer Academy PUCPR
3 min readOct 16, 2017

Uma pessoa muito sábia uma vez disse: A vida é como uma caixa de bombons, você nunca sabe o que vai encontrar.

E bem, um Challenge na ADA é mais ou menos como um bombom. E é sobre isso que esse texto se trata: de bombons e o quê não fazer com eles.

Bom, não exatamente, mas quase isso.

Vou tentar ser breve pois o próximo ônibus já está chegando (e não quero que fique preso no Inter 2 as seis da tarde), então aproveite e fique confortável.

Bom, no começo de tudo, quando nos deram o pedido para o primeiro bombom, foi apenas um aperitivo, mas ele serviu pra perceber se você tinha a mão pra ser um bom Chocolatier de Apps (que eu agora sei o que é, graças ao Google e a sequências de palavras: “Como se chama o cara que entende de chocolate”). Nesse, o desafio era trabalhar sozinho, num ambiente diferente (o Playgrounds) e foi ai que percebi talvez a minha primeira habilidade: a de auto organização. O resultado disso foi positivo (diria até, bastante positivo, dado as conquistas alcançadas), na medida certa de doçura, mas com uma promessa de mistério no recheio. Mistério do que viria em seguida.

Então, o mistério acabou, o segundo Challenge começou, o pedido era pra um bombom daqueles pequenos mais saborosos (pelo pouco tempo que tínhamos) e que precisava ser divido em quatro partes. E é ai que as coisas podem começar a dar errado. A divisão de equipes quase sempre é desafiadora, mas se bem feita faz diferença. No momento, em questão, ela funcionou e a minha auto organização se manteve, mesmo que nesse caso, ela já não bastasse sozinha. A lição dessa receita foi saber aproveitar os ingredientes, mas não desperdiça-los.

Finalmente chegamos no último Challenge até o momento, a receita para a Apple TV, o bombom que tinha tudo pra ser meio amargo. Se o challenge anterior pra iPhone era um bombom pequeno, esse tava mais pra uma escultura de chocolate (obrigado MasterChef pela referência). Os desafios desse foram trabalhar com uma equipe definidas pelos professores, e principalmente, numa plataforma cheia de particularidades.

Portanto, não é por coincidência que foi nesse momento que enfrentei as maiores dificuldades, no quesito comunicação e organização geral da equipe. Muito pela incompatibilidade com alguns membros ou por questões de tempo, mas acredito que posso melhorar isso nos próximos desafios que virão, tentando ser mais paciente. Aqui definir o escopo foi importante, mas não evitou que acabasse me sobrecarregando de trabalho (de novo, houve uma falha na divisão de tarefas que poderia ser resolvido com comunicação melhorada). Mas mesmo assim, com todas as dificuldades, a equipe conseguiu um bom resultado, com a publicação na loja e uma série de aprendizados.

Por fim, resta pegar o que funcionou e deixar de lado o que não, e já que a metáfora é chocolate: do futuro, espero que seja doce e bem temperado.

--

--

Adonay Puszczynski
Apple Developer Academy PUCPR

Engineering student, iOS Developer and sometimes inspired to write.