WWDC 2018
Experiências vividas pela perspectiva de um Scholarship Winner
Domingo, 03 de junho
Chegamos ao Cento de Convenções McEnery e fizemos o credenciamento pela manhã, que consistiu em pegar nossa badge — a qual nos identificava como ganhadores do programa de bolsa — e kit de boas-vindas. Logo após ao credenciamento, fomos encaminhados para ônibus que nos levariam a uma localização secreta para a sessão de abertura, exclusiva para os Scholarships.
A localização, conforme as suspeitas e rumores entre os ansiosos participantes era o novíssimo campus da Apple, o Apple Park. Fomos avisados que fotos não eram permitidas pelo trajeto de caminhada por dentro do campus até chegarmos ao Steve Jobs Theater e que lá chegando poderiam ser tiradas apenas fotos, mas nada de vídeos.
A sessão de abertura foi composta de três partes:
- Relatos sobre usuários, acessibilidade e a capacidade da tecnologia de auxiliar a todos e como o ecossistema da companhia suporta essa ideia;
- Orientações gerais sobre como se dariam os próximos 5 dias de evento;
- Fala de abertura pelo presidente da companhia, Tim Cook.
Logo após esta abertura, ocorreu uma sessão de fotos, inclusive com a aparição do Tim Cook, seguida de uma sessão aberta de conversa com diversos engenheiros da Apple para sanar dúvidas ou mesmo conversar sobre curiosidades que por ventura possuíssemos sobre como era trabalhar para uma das companhias mais respeitada e inovadora de tecnologia na atualidade.
Segunda-feira, 04 de junho
Tradicionalmente no primeiro dia é feita uma apresentação introdutória única, na qual são revelados os grandes tópicos de inovação de todas as plataformas da Grande Maçã: iOS, macOS, tvOS e watchOS.
Além dessas plataformas, figuraram no front de novidades o ARKit2 — nova iteração da tecnologia de realidade aumentada, a nova API de treinamento para a tecnologia de Machine Learning — o coreML — chamada de Create ML e as novas habilidades da assistente pessoal do ecossistema Apple, a Siri.
Ainda nesse dia, ocorreu o Apple Design Awards, no qual aplicativos presentes na App Store são premiados pela utilização primorosa de tecnologias mais recentes ou mesmo por inovações significativas e/ou não-usuais para o ecossistema com base em tecnologias já existentes.
Terça a sexta-feira (05 a 08 de junho)
Durante o restante da semana, as sessões trataram de assuntos mais específicos dentre os tópicos apresentados na segunda-feira. Abaixo, segue a tabela de cronograma seguido:
Detalhamento de sessões & tecnologias
iOS 12 — What’s New in Cocoa Touch, Core Image: Performance, Prototyping, and Python, Optimising App Assets, Introduction to Siri Shortcuts, Building For Voice with Siri Shortcuts, I have This Ideia for An App, Integrating Apps and Content with AR Quick Look, High Performance Auto Layout, Designing Fluid Interfaces, Optimising Your App for Today’s Internet.
Focando na plataforma móvel, a qual engloba iPhone e iPad, as aprimorações aplicadas nesta nova iteração do sistema visam complementar e trazer mais inovação às tecnologias anunciadas já ano passado. As reais novidades apresentadas estão ligadas à lapidação da experiência de uso das funcionalidades do sistema, bem como acesso à informação e privacidade.
Swift — What’s New in Swift, A Tour of UICollectionView, Building Faster in Xcode, Vision with Core ML, What’s New in Core ML - Part I
Atualmente na versão 4.2, com um sneak peak da 5.0 (a ser lançada em 2019), a atualização foi bem pouco incremental em questões quem tangem a sintaxe e alterações de chamadas de API, mas com grandes modificações na interação das API’s com a CPU e GPU, bem como a utilização eficiente das capacidades específicas de cada conjunto computacional.
Todo conjunto visa otimizar velocidade de execução, fluidez de interface para o usuário e atenção especial a dispositivos de gerações anteriores, com ganhos de desempenho em torno dos 40% em atividades rotineiras em relação à atual plataforma.
ARKit 2 — What’s New in ARKit 2, Integrating Apps and Content with AR Quick Look, Creating Great AR Experiences.
A segunda geração da tecnologia de Realidade Aumentada da Apple veio para consolidar e dar mais sentido às experiências previamente criadas para a primeira geração. Para isso, ela traz nativamente sessões persistentes e compartilhadas, que respectivamente, permite que o dispositivo mapeie o ambiente escolhido para a sessão e reconheça-o posteriormente para restaurar uma sessão previamente iniciada, além de compartilhar com múltipos dispositivos que, estando no mesmo ambiente, podem interagir com os mesmos elementos em tempo real.
Ainda aproveitando as inovações ancoradas ao reconhecimento de ambientes e otimizações, o Quick Look traz a tecnologia AR para dentro do navegador Safari. Em conjunto com a Pixar Studios, foi desenvolvido um padrão de representação 3D chamado USDZ, o qual será suportado no novo software da Adobe chamado Aero, e poderá projetar produtos de um e-commerce em tamanho real no ambiente do usuário do dispositivo nativamente, sem necessidade de downloads.
COREML2 & CREATE ML — Introducing Create ML, What’s New in Core ML — Part 1, Vision with Core ML.
No que tange os aprendizados de máquina, as tecnologias apresentadas lapidaram a forma de gerar bases de aprendizado tanto em imagens quanto textos/áudio/linguagem natural.
O background adquirido com tecnologias internas do sistema (como reconhecimento de faces no Photos ou mesmo a linguagem natural com a Siri) foi convertido numa ferramenta prática de treinamento de bases de aprendizado mesmo com pequenos conjuntos de dados.
Para quem dependia de utilizar bases de terceiros e esbarrava nas limitações das mesmas, agora pode enxergar soluções assertivas para problemas limitados de reconhecimento de dados. Como ainda está em versão beta, não há como saber o total poder de fogo desta tecnologia.
SIRI 2 — Introduction to Siri Shortcuts, Designing Notifications, Building For Voice with Siri Shortcuts.
A Siri está cada vez mais tomando forma de assistente pessoal verdadeiramente: ela já pode ser "treinada" para executar certas sequências de tarefas, tecnologia batizada de Siri Shortcuts. Esses atalhos podem ser configurados diretamente do dispositivo numa interface com elementos sequenciais e baseados em drag&drop.
Para os desenvolvedorres, bastam poucas linhas de código para que a Siri seja incorporada e responda a ações pré-programadas e exclusivas da experiência esperada dentro do fluxo de uso da App.
Design — The Qualities of Great Design, Designing Fluid Interfaces, Design Studio Shorts, Adding Delight to your iOS App.
Percebe-se um esforço recorrente por parte da Apple em demonstrar como todo o cuidado por eles apresentado para com o Design seja refletido também pelo seu ecossistema de aplicativos desenvolvidos por terceiros.
Parte dessa percepção vem das sessões dedicadas ao design, interação, acessibilidade e usabilidade: questões mais abstratas e intangíveis a tempo de desenvolvimento, mas que fazem parte da filosofia da Apple, foram introduzidas de maneira didática e de forma a não assustar quem pouco ou não compreende necessidades que estão além das suas capacidades motoras e sensoriais ditas "normais".
Claro, não deixando de lado a intenção de que todos Apps sigam as guidelines de interface, interação, estética a ser demonstrada e o quanto uma boa primeira impressão visual pode impactar na vida dos usuários e no ciclo de vida/sucesso de um app dentro de um ecossistema tão disputado quanto a App Store.
Generalizando, a conferência mundial de desenvolvedores Apple deste ano foi voltada a aprimoramentos e lapidações de tecnologias previamente anunciadas. E mesmo o que foi apresentado de novo, dá suporte a alguma dessas outras tecnologias.
Foi um período de reflexão, bons aprendizados e com certeza boas trocas interpessoais de experiências e vivências dentro do universo de desenvolvimento, bem como repensar a inclusão e representividade dentro dele.