WWDC18 — Anxiety

Nicole Cassimiro
Apple Developer Academy PUCPR
3 min readApr 4, 2018

--

definição de Scholarship.

Depois de uma carga ENORME de emoções, aflições e alívios pros Nano Challenges aqui da Apple Developer Academy, veio a confirmação da WWDC18. BAM!

Desestruturou qualquer tipo controle emocional que eu estava tentando ter até aqui. Porque, por mais que eu já esperasse por esse momento, deu um choque de realidade do tipo: é agora ou nunca.

Comecei a ter crise de ansiedade na minha adolescência e, desde então, fazer algumas coisas que são consideradas simples, não são tão fáceis pra mim. Após a estimada confirmação do Scholarship, eu tive uma excessiva crise de ansiedade que não consegui nem trabalhar em alguma coisa. Foi aí que veio a ideia de fazer um aplicativo que tivesse um objetivo real de ajudar alguém, e nada mais interessante do que me autoajudar nesse processo também, haha. Surgiu então, o conceito de um aplicativo com a intensão de ajudar a controlar crises de ansiedade.

Pesquisei sobre o assunto e, segundo a Revista Brasileira de Psiquiatria, no artigo intitulado Transtornos de Ansiedade, publicado em 2000, existe uma terapia cognitivo-comportamental, que consiste basicamente em provocar uma mudança na maneira alterada de perceber e raciocinar sobre o ambiente e especificamente sobre o que causa a ansiedade (terapia cognitiva) e mudanças no comportamento ansioso (terapia comportamental). Essa terapia consiste, também, em procurar formas de auxiliar o controle das crises. Uma coisa que abstraí disso tudo e que deu origem a ideia principal do aplicativo foi que, interações visuais e auditivas ajudam você a mudar o foco do que está causando a sua ansiedade, fazendo com que você consiga controlar, mesmo que de forma momentânea, a crise.

Portanto, criei uma experiência interativa que tivesse um feedback visual bem grande ao simples toque da pessoa na tela, através de "bolinhas" dançantes que se teleportam aleatoriamente pra onde foi clicado. Num primeiro momento de "teste" do código que eu estava fazendo, teve um bug inesperado e que eu nem sabia dizer o que eu estava acontecendo, mas que eu gostei bastante do resultado. Além de que, todos os teste de usabilidade que fiz, a surpresa e animação das pessoas com o que acontecia na tela me fizeram querer mandar o app com bug também.

Depois, consegui concertar o "bug" e chegar na minha ideia inicial e adicionar som ao comportamento das boinhas, através do GarageBand. Dessa forma, defino meu app como: Uma experiência interativa que tem como objetivo auxiliar no controle de crises de ansiedade através de uma interessante visualização e movimentação fluida de bolinhas na tela.

Estou bem satisfeita com o meu desempenho e resultado desse projeto e espero que a Apple também fique, HAHAHA.

Imagens do Bug que ocorreu durante o processo
Imagens do que eu tinha como objetivo pro app

Por fim, ver que esse app realmente me ajudou a controlar minhas crises, me animou e incentivou a continuar, foi a verdadeira felicidade desse projeto.

--

--