Zoola — CBL

Lorien Maitê
Apple Developer Academy PUCPR
2 min readDec 8, 2017

Na primeira semana do challenge, através de brainstorm, chegamos à ideia de um jogo exploratório que representasse a vida, de certa forma, onde tivessem vários elementos tricky de escolha mas onde não houvesse certo ou errado. Depois, chegamos à ideia de sonho, já que queríamos que fosse um jogo meio maluco e não convencional. Isso casou com o fato de que um dos integrantes da nossa equipe nunca lembra de seus sonhos. Chegamos então em um problema que gostaríamos de resolver: o das pessoas que não sonham ou não lembram de seus sonhos.

Big idea: Sonhos

Essential question: Qual o impacto de sonhos na vida de uma pessoa?

Challenge: Sintetizar em um jogo a experiência de sonhar.

Nossa pesquisa foi no sentido de sonhos, o que eles significam e representam na vidas das pessoas, e conteúdos (filmes, jogos, etc.) que explorassem a ideia de sonhos ou que tivessem um visual interessante para a proposta.

Então nossa solução foi o seguinte jogo:

Zoola — The world of not accessed memories

O jogo acontece em um mundo imaginário cheio de elementos oníricos. O jogador precisa explorar o ambiente até encontrar as memórias não acessadas de sonhos anteriores e finalmente acessá-las.

Cada memória é representada em forma de vídeo e é desencadeada através da interação com algum elemento específico do ambiente.

O último desafio é sair desse mundo imaginário, e a forma de o fazer é matando o personagem em um precipício escondido. Isso só é possível após acessar todas as memórias.

Não conseguimos fazer muitos testes de usabilidade com a última versão ainda, mas as pessoas pareceram gostar do que tivemos para mostrar até o momento.

--

--