A incrível jornada do autoconhecimento

Lívia Trindade
Apple Developer Academy | UFPE
4 min readApr 11, 2024

Como o autoconhecimento pode ajudar no meu desenvolvimento pessoal e profissional?

Muitas vezes, pensamos que nos conhecemos por completo, afinal, quem nos conheceria melhor do que nós mesmos? Esse ideal está correto, mas há um fator que precisa ser destacado: nem sempre você está aberto a aceitar todas as suas características ou identificá-las e entendê-las. Algumas percepções podem ser notadas apenas por outras pessoas, levando-nos a uma pergunta: “como posso me conhecer melhor?”. É através desse marco inicial que eu relatarei um pouco das experiências vividas na Apple Developer Academy | UFPE, perpassando pelos conteúdos adquiridos e de que maneira essas vivências puderam contribuir para minha jornada de autoconhecimento.

Eu me entendo e por isso, entendo o processo

Umas das primeiras atividades que me fez refletir sobre a importância do autoconhecimento e notar que eu tenho uma boa noção de quem sou, foi a chamada “De que meu corpo é feito?”. Nessa atividade, preenchemos um desenho de um corpo com nossas partes ideológicas ou comportamentais — alguns dos tópicos que incluí foram: “humor do Twitter”, “sonhos” e “música” –, o que proporcionou uma iluminação na mente e direcionou meus pensamentos para a busca do meu eu interior.

Dentro da Academy, existem semanas de aprendizado e elas são divididas em inovação, design e programação. A trilha de inovação me deu um maior espaço aos pensamentos e embates com conflitos internos, inclusive foi onde tive contato com a atividade do que o corpo era feito, mas em todas as trilhas foi possível observar a mim mesma e entender como atribuir essas observações ao meu desenvolvimento.

Atividade "Do que meu corpo é feito?"

Para compreender a si mesmo, é preciso ter uma conversa — talvez até literalmente, quem nunca falou sozinho? — com sua mente, buscar o que é que te limita, quais são suas inseguranças, o que você gosta de fazer e como gosta de fazer, o que te agrada e o que não te agrada, dentre outras inúmeras perguntas que podem te ajudar nessa caminhada. Dentro desse processo de autoconhecimento, você também vai conseguir perceber, se é que já não sabe, qual forma de aprendizado funciona melhor para você: é mais ouvinte ou prefere pôr a mão na massa? Aprende mais ensinando alguém? Todos esses pontos podem ser percebidos mais claramente, muitas vezes, como mencionei anteriormente, por outras pessoas, pois elas nos veem de uma perspectiva diferente. Por isso, é crucial sempre estarmos abertos a ouvir aos outros, receber feedbacks, mas é importante tomar cuidado para não tornar esses retornos verdades absolutas, porque existem opiniões que talvez não sejam tão assertivas quanto à nossa personalidade.

Assim que você começa a se entender, o processo de desenvolvimento torna-se muito mais claro e respeitar as etapas fará muito sentido. Sabendo sobre si, o planejamento montado em cima do que você deseja fazer ou uma tarefa que te atribuem será muito mais efetivo, dado que as fases de produção até o resultado final serão executadas à sua maneira. Mesmo que algo não funcione conforme o planejado, o controle emocional será essencial para seguir em frente.

Um outro ponto importante dentro da jornada de autoconhecimento é não achar que você já atingiu o “limite” da descoberta. Como seres humanos, estamos sempre em constante mudança e o processo é algo contínuo que te acompanhará por toda a vida. Assim como Raul Seixas, eu também prefiro ser uma metamorfose ambulante.

E no que isso me ajuda?

Através desse investimento em si mesmo, existem vários benefícios que podem ser adquiridos tanto na sua vida pessoal, como na profissional. Quem se conhece, sabe suas inseguranças e como trabalhar ou buscar ajuda para melhorá-las, não tem medo de admitir seus impasses, consegue uma maior produtividade, está mais aberto às ideias e possui maior controle perante às adversidades.

O autoconhecimento torna possível o planejamento em qualquer âmbito da vida, pois você sabe para onde quer ir, quais seus interesses e propósitos. Para além disso, ao entender a si mesmo, as opiniões alheias podem ser acatadas, caso quem as recebe julgue necessário, mas podem também não ser levadas em consideração e não influenciarão na forma em que você lida com as situações. Tudo isso contribui par uma grande satisfação pessoal, o que aumenta a qualidade de vida.

O ato de conhecer a si mesmo é se dar a oportunidade de explorar o seu próprio universo. Em um céu de possibilidades, não se limite a ser apenas um planeta ou uma estrela, construa galáxias.

--

--