Como desenhar com uma caneta e um sonho: ferramentas básicas do Adobe Illustrator

Sofia Diniz
Apple Developer Academy | UFPE
5 min readMar 7, 2023

Ao longo das últimas semanas, fui desafiada a finalmente aprender a ilustrar com o pacote adobe. Para contextualizar, até então meu nível de conhecimento sobre ilustração era o de uma pessoa que desenha um peixe fazendo um oito deitado com um triângulo na ponta. Depois de uma fuçada inicial no site da Adobe, percebi que o programa mais adequado era o Illustrator e lá fui eu me aventurar. Sendo bem sincera, o backdrop meio escurinho com mil ferramentas na lateral dos programas adobe sempre me intimidou, então você imagine a minha felicidade quando encontrei um curso com 19 aulas no YouTube que ensinava a usar o Illustrator como se eu fosse uma criança de 5 anos. Foi incrível. Recomendo que dê uma olhadinha lá antes de ler esse artigo caso seja tão inexperiente quanto eu era duas semanas atrás, para que você entenda o set up que vai aparecer nos prints e vídeos que vou inserir aqui (juro gente, ter um setup igual ou parecido com o do tutorial que você está seguindo ajuda TANTO). Nessa aula aqui meu querido Gareth ensina como montar esse setup lindo. Pronto, agora vamos lá aprender as ferramentas basiconas pra você conseguir fazer uns rascunhos no Illustrator:

Select

O mais basicão de todos, o select é realmente só um seletor de objetos. Com ele dá pra fazer algumas manipulações básicas como mudar de lugar, aumentar e esticar. Ações mais complexas como manipular os vértices de vetores não podem ser feitas com o select. Atalho no teclado:

Select de vetores

Trabalha especificamente com vetores. Quando você seleciona essa ferramenta já passa a visualizar os vértices do objeto selecionado. Com ele é possível selecionar um vértice e mexer nas alças dele. OBS: caso um vértice não tenha alças, cheque no canto superior esquerdo da tela se ele está como ângulo curvo ou reto. As alças só aparecem no modo curvo.

Pen

Bom, falei muito de como manipular os objetos desenhados aqui, mas ainda não falei como desenhar né. Aí vem ela! A canetinha! Caso você nunca tenha mexido em algum desses programas de design/ilustração/etc e tal, vai achar a canetinha esquisita, mas tenha paciência com a coitada, eu juro que ela vai fazer sentido. A caneta funciona criando vértices. Ou seja, com um clique você cria um vértice, dai você escolhe o lugar do próximo vértice e clica lá pra criá-lo. Agora que temos dois vértices, a caneta coloca uma linha para conectá-los. Pronto, é isso. Ela “escreve” conectando pontinhos. Essa caneta normal faz as linhas retinhas.

Add anchor pen

O Illustrator tem algo que eu amo (mas odiei no início): ferramentas escondidas dentro de outras. Todos os símbolos do menu lateral esquerdo que tem esse traço branco no canto possuem outras ferramentas escondidas ali. A caneta do tópico passado esconde algo incrível: uma caneta pra adicionar vértices. Ela é súper útil quando você já terminou de fazer o desenho ou o rascunho dele, vai ajeitar algum detalhe e percebe que as alças dos vértices que você já tem não são suficiente para o que você quer fazer. Aí é só pegar a canetinha de adicionar vértice e clicar em algum ponto da linha (ou seja, você só pode usá-la entre dois vértices que já estão conectados) e pronto! Agora dá pra ajeitar aquela curvinha ou quina teimosa.

Curvature pen

Mesma coisa que a canetinha, mas faz linhas curvas! Sinceramente é meu xodó, muito boa pra desenhar a mão livre ou decalcar imagens. Aqui os vértices são todos desenhados no modo curvo e já vem com alças, o que (na minha singela opinião) já ajuda muito na hora de aperfeiçoar o desenho.

Blob brush

Aqui sim é mão livre total. Esse é um lápis no senso mais tradicional, para usá-lo é só segurar o clique no mouse/mousepad e ir arrastando, só que com um toque final de mágica: ele refina suas linhas quando solta o clique! Tudo fica um pouco mais bonitinho com o blob, realmente um querido.

Add frame

Tão útil! Sabe aquele framezinho branco solitário que surge quando abrimos um arquivo zerado no Illustrator? Podemos ter vários! Selecionando a ferramenta de Frame, podemos criar algum frame à mão livre ou recriar o tamanho A4 do Frame inicial apenas clicando no botão de adicionar em cima. Também é possível alterar o tamanho dos frames, mover eles, mudar a orientação, essas coisas. Só não dá pra mudar a cor de fundo deles (sofri com essa), pra isso só colocando algo colorido no fundo (como uma forma ou imagem).

Eyedropper

Existem vários jeitos de selecionar a cor de algo no Illustrator. Quase todos envolvem decorar de alguma maneira o Swatch da cor desejada. Para resolver isso é só usar o eyedropper! Essa ferramenta identifica a cor de qualquer objeto na tela e pinta outro com ela.

Espero que esse mini tutorial tenha ajudado alguém :) Caso tenham qualquer dúvida, podem entrar em contato através do email sdms@cin.ufpe.br

--

--