Como usar fotos como uma forma de combater preconceitos?

O impacto da fotografia na transformação pessoal e social.

Evaldo Júnior
Apple Developer Academy | UFPE

--

Todo mundo sabe que o prática de contar histórias é atemporal, mas como podemos utilizar a fotografia como um meio de passar essas histórias? E como podemos causar transformações nas pessoas através delas?

Muitas vezes não damos conta de como a fotografia é capaz de impactar as pessoas e a sociedade em geral, mas ela pode ser uma grande aliada na hora de apresentar novas perspectivas ao mundo. Assim, a narrativa visual possibilita diversas interpretações e cabe a nós direcionar essa análise ao contexto que queremos retratar.

Tendo isso em vista, esse post é baseado na minha experiência com o meu aplicativo storias, desenvolvido para o Swift Playgrounds. Para melhor entendimento do texto, darei uma breve explicação sobre ele a seguir.

storias

O storias é um dos meus projetos para a faculdade que visa a diminuição de preconceitos através da captação da essência das diferentes perspectivas proporcionadas pela a fotografia. O aplicativo apresenta uma coleção de contos onde mostram diversas realidades, trazendo assim uma pluralidade de assuntos como cultura, religião, causas étnico-raciais e sociais, LGBTQIA+, entre outros.

Tela inicial do aplicativo 'storias'

O storias apresenta uma interface simples porém objetiva, tudo isso para manter o foco nas fotografias apresentadas.

As imagens a seguir mostram o fluxo da história após a seleção de um conto:

Fluxo do conto (2/7 das imagens do conto) — grids retiram a qualidade da foto no Medium :(

As histórias apresentam fotos e legendas associadas a elas, reforçando assim a compreensão da imagem e mensagem da narrativa visual.

Caso tenha mais interesse ou queira utilizar o storias, ele está disponível no github.

Voltando para a pergunta inicial:

Como usar fotos como uma forma de combater preconceitos?

O preconceito é um dos problemas mais graves em nossa sociedade, ele se faz presente desde os primórdios dela, causando problemas que vão do âmbito pessoal ao social. O desafio de lidar com o preconceito é constante, visto que ele reside onde existem pessoas que têm a convicção de que são superiores a outras.

Uma forma de combater o preconceito é mostrando diferentes realidades em um certo contexto: A fotografia pode ser usada como uma “voz” para exibir outros pontos de vistas, causas, lutas, representatividade, etc.

Uma câmera fotográfica não julga, apenas retrata a pessoa como ela é. Não seria bom se tudo fosse assim, sem julgamentos?

- Mario D’Andrea

Usar a fotografia como meio de passar pensamentos e propostas pode ser bastante eficaz no combate ao preconceito, uma vez que elas podem causar mudanças internas pessoais e consequentemente impactos para toda a sociedade.

Caso seja de seu interesse, você também pode fazer parte disso também. Mostrar sua realidade, costumes e jeitos pode surtir efeitos maravilhosos na vida de alguém. Como fazer isso? veja a seguir.

E como contar a minha história através de fotos?

Vou usar como exemplo o conto “O poder dos cachos” escrito por minha amiga, Maria Emily, para o aplicativo storias, que aborda a história da transição capilar e em como isso mudou a vida dela.

Usarei uma abordagem mais direta e informal com o leitor também.

1. Planejamento: é uma parte de extrema importância para o processo de construção da sua narrativa visual.

1. Do que quero falar? Qual o tema?

Escolher um tema é o primórdio do seu projeto, é o que vai te guiar nessa jornada. É interessante que seja algo que você tenha vivência e interesse para ficar mais engajado com o conto. Assim que definido, é importante pesquisar mais sobre ele para ter referências e deixar o tema mais claro possível.

No caso do “O poder dos cachos” o tema escolhido foi transição capilar.💇🏾‍♀️

2. O que quero mostrar? Tenho que planejar as fotos?

É muito importante que você saiba o que mostrar nas fotos pois elas vão contar sua história. Sua narrativa visual pode incluir fotos de introdução, conclusão, etc. tudo de acordo com a forma que você quer transmitir a mensagem. Caso queira ousar, não hesite!

Pense nos elementos, composição, ângulos, lugares, tudo o que puder enriquecer mais ainda as fotos. Caso não tenha um background sobre fotografia, você pode achar diversas dicas aqui.

No exemplo, por se tratar de transição capilar, o foco foi nos lindos cachos de Emily. 👩🏾‍🦱

2.Coloque em prática: Hora de se divertir. Brinque, tire fotos, faça seu projeto acontecer!

1. Diga XIS!!!

Para que você consiga atingir seu objetivo, nada melhor que estar confiante no projeto e confortável para tirar as fotos, tendo isso em mente é só pegar o equipamento e por em prática tudo o que planejou.

Preencha as fotos com o significado que você quer dar a elas, isso faz com o espectador se mantenha engajado na história, prendendo sua atenção. Caso seja de seu interesse, pode inserir elementos que ajudem na composição da foto.

No conto “O poder dos cachos”:

Oh cabelo, cabelo meu, se você não fosse meu, eu não seria tão… eu 🎵 — grids retiram a qualidade da foto no Medium :(

2. O que fazer depois? ESCOLHER!

Não se preocupe, você vai acabar tirando MUITAS fotos, então nada melhor que selecionar as imagens que mais curtiu e que vai passar a mensagem que você quer. Pensa em usar um software de edição pra dar aquele toque final que tanto deseja na foto? Tudo liberado!

Prepare-se pra rir de algumas fotos também, nada é perfeito e você vai cometer vários erros: Celebre-os.

No exemplo:

Algumas das 172 fotos tiradas

3. Hora de escrever(caso queira)!

Você pode escrever legendas para melhor entendimento da imagem, caso seja necessário, mas tenha em mente que a foto deve falar por si só.

Se optar por criar um conto não apenas visual, mas incluindo textos também, fique a vontade, eles podem se completar e deixar sua história mais rica.

O parte escrita do conto sobre a transição capilar, redigido por Maria Emily:

2016 foi um ano de muita coisa nova. Passei no vestibular e iria começar na universidade só no segundo semestre. Até que então tentei fazer um nova mudança em mim, essa na qual se chama “transição capilar” e eu nem sabia o que significava. Ao ver o estado que estava meu cabelo e lembrar de como ele era durante minha infância e pré adolescência, me dei conta de que eu havia “estragado” meu cabelo com a química do alisamento. Lembrei de como ele era grande, saudável e tinha lindos cachos. Aí decidi me dar uma chance de mudar e tentar tê-lo de volta.

Não foi fácil, mudanças não são. Fiquei 8 meses com um misto de raiz cacheada e pontas alisadas, usando óleos e receitas naturais pra acelerar o crescimento, mas também me desesperei e chorei pq muitas vezes eu não gostava de como ficava e pra sair de casa era um vexame. O medo de não ser aceita pelas outras pessoas me tomava e mal sabia eu que eu já tinha me aceitado e isso é o que basta! Quando se aproximou o início das aulas, eu me libertei.

Cortei quase toda parte alisada, e ali vi um novo recomeço. Foi a reconstrução da minha autoestima. E aqui 4 anos depois de todo esse processo, posso dizer que valeu muito a pena! Não é fácil, tive que lidar com olhares diferentes pro meu cabelo, com toda insegurança que eram depositadas em mim por outras pessoas. Mas com paciência hoje tenho o cabelo que tanto sonhei lá em 2016, que foi cuidado com todo carinho.

Amar quem nós somos é o maior gesto que podemos fazer por nós mesmos. A transição é um período de muitas incerteza, mas que no fim vale muito a pena.

4. Compartilhar

O objetivo de contar histórias através de imagens é contar a sua realidade e impactar as pessoas, então nada melhor que compartilhar sua mensagem para todos que tenham interesse. Não apenas isso, mas os contos podem servir de apoio para aqueles que compactuam da mesma realidade ou ponto de vista.

Caso tenha interesse de compartilhar no storias, entre em contato comigo!

Últimas fotos sobre o conto “O poder dos cachos” pois CACHOOOOOOSSSSS (e Emily é muito linda):

— grids retiram a qualidade da foto no Medium :(

OBS: tudo bem se não sair totalmente como o planejado, o importante é não desistir!

Conclusão

O preconceito ainda se mantém bastante presente na sociedade, é evidente que ele se apresenta como uma linha que separa as pessoas. Por sorte, o desafio/força de eliminar os preconceitos vêm tendo cada vez mais notoriedade no âmbito social.

Usar fotos como um meio de conquistar o espaço de uma sociedade sem preconceitos é de extrema importância, além da sua facilidade de acesso nos dias de hoje.

[…] quanto mais convivemos com pessoas diferentes, mais parecidos nos tornamos como seres humanos. E com essas fotos celebramos a beleza da diversidade.

- Mario D’Andrea

Às vezes, contar sua realidade por meio de fotos pode não parecer ter sua significância, mas ela apresenta um papel incrível no combate ao preconceito.

Por fim, comento que nem toda imagem conta uma história, mas certamente uma boa história pode ser contada através de imagens, como já dizia a expressão popular uma imagem fala mais que mil palavras. Unir isso à luta contra o preconceito nos ajuda tanto na transformação pessoal de cada indivíduo, quanto criando uma sociedade cada vez melhor.

Obrigado por ler. Qualquer dúvida ou sugestão, só falar nos comentários!

--

--